Abordando a queda histórica do ecossistema Terra (LUNA) , o CEO da grande exchange de criptomoedas Binance Changpeng Zhao (CZ) disse que está “satisfeito com a resiliência que a indústria de criptomoedas mostrou”. No entanto, ele também compartilhou algumas lições que a indústria deve aprender com as consequências da Terra. Mais precisamente, em um post recente no blog, CZ disse que há “muitas lições” a serem aprendidas com o acidente da Terra em termos de falhas de design. Em primeiro lugar, quando um ativo está atrelado a outro ativo usando o terceiro ativo como garantia, sempre haverá uma chance de uma falha mesmo que o ativo esteja 10x mais garantido. Isso ocorre porque a natureza volátil das criptomoedas possibilita que um ativo colateral falhe em mais de 10 vezes em questão de horas. Além disso, também houve problemas de design com o mecanismo burn-and-mint da Terra, que permitiu que os detentores da stablecoin TerraUSD (UST) trocassem UST 1 por USD 1 em LUNA e a venda agressiva levou a oferta de LUNA aumentando exponencialmente.
“A falha de design mais estúpida é pensar que cunhar mais de um ativo aumentará seu valor total (valor de mercado)”, acrescentou CZ. “Imprimir dinheiro não cria valor, apenas dilui os detentores existentes. A cunhagem exponencial da LUNA tornou o problema muito maior.”
CZ criticou a taxa de rendimento percentual anual (APY) fixa de 20% do Anchor Protocol , que foi usada para atrair usuários para o ecossistema e convencê-los a bloquear seus tokens UST. Notavelmente, muitos chamaram o Anchor de “esquema Ponzi” mesmo antes do colapso da UST, argumentando que não era sustentável. Como lembrete, o protocolo de empréstimo Anchor abrigava a maior parte da oferta circulante da UST e foi usado como um mecanismo de incentivo fundamental para os usuários manterem a UST com seus altos rendimentos de 20%.
“Lição chave: não persiga apenas APY alto. Olhe para os fundamentos”, disse CZ.
O CEO também mencionou a tentativa da Luna Foundation Guard de restaurar o peg UST emprestando bilhões em bitcoin (BTC) . CZ afirmou que isso poderia ter salvado o ecossistema apenas se a fundação tivesse agido mais cedo.
“Todo o incidente poderia ter sido evitado se eles tivessem usado suas reservas quando o de-peg estava em 5%”, disse ele. “Depois que o valor das moedas já havia caído 99% (ou [USD] 80 bilhões), eles tentaram usar [USD] 3 bilhões para fazer o resgate. Claro, isso não funcionou.”
CZ observou que também houve efeitos de “transferência”. Mais notavelmente, a pressão de venda levou recentemente a stablecoin Tether (USDT) a se distanciar de seu peg pretendido de USD 1. Também houve liquidações em todo o mercado em cripto, com alguns grandes players agora procurando sair de todas as suas posições. Apesar de toda a angústia que surgiu como consequência das consequências da Terra, CZ ainda acha que a indústria lutou bem, mostrando grande resiliência.
“Mesmo sem resgates, todas as outras grandes stablecoins resistiram ao choque, e a maioria dos outros projetos de criptomoedas estão bem”, disse CZ.
A LUNA está a ser negociada no momento em que escrevo este artigo a $ 0,0002, alta de 12,5% em um dia, queda de 11,5% em uma semana e queda de 100% em um mês. Ao mesmo tempo, o UST está em US$ 0,065797, alta de 1,5% em um dia, queda de 56% em uma semana e queda de 93,4% em um mês. Enquanto isso, o mercado de criptomoedas mais amplo também está a ver melhorias hoje: bitcoin e ethereum (ETH) , por exemplo, subiram 2,7% e 3,6% nas últimas 24 horas, e caíram 3% e 4,2% nos últimos 7 dias , respectivamente.