A agência de notícias britânica – Reuters divulgou recentemente um relatório especial em que revelou informações que davam conta de uma suposta facilitação da maior Exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, na lavagem de quase 2,35 bilhões de dólares nos últimos cinco anos, segundo noticiamos hoje. No entanto, a Binance por meio de seu CEO, refutou as informações.
CZ conforme é conhecido, divulgou mais de 50 páginas de registros de e-mail entre a equipe de segurança cibernética da Binance e a Reuters, no blog da Binance, que ele acredita refutar o relatório da Reuters.
O artigo denominado “O mito da lavagem de dinheiro criptográfico e a máquina trabalhando horas extras para vender uma narrativa falsa” defende que a criptomoeda é incrivelmente transparente, infinitamente mais do que a economia monetária tradicional.
Infelizmente, vimos esses tipos de artigos enganosos se infiltrarem em meios de comunicação mais conceituados de vez em quando. Um autor que publicou vários desses artigos de “agarrar pérolas sem fôlego” publicou outro artigo hoje. E como seu último artigo, que foi brutalmente verificado por vários terceiros, incluindo a peça central de sua história , esta última interação está repleta de falsidades, grandes saltos para conclusões e depende de dados ruins que poderiam ter sido verificados ao alcançar para uma das principais empresas de analistas on-chain, como Chainalysis ou TRM.
Diz o artigo
O artigo expõe a troca completa de e-mails que a Binance teve com a Reuters. Segundo o que podemos ver no artigo, a Binance ofereceu a Reuters oportunidade de falar com os dois investigadores seniores que lideraram o caso para derrubar Hydra e Lazarus e se ofereceram para revisar as informações de UID e carteira nas quais eles alegaram estar baseando seus relatórios. Eles recusaram ambos.
A Binance afirmou por sua vez que trabalha com reguladores, formuladores de políticas e agências de aplicação da lei para garantir o comércio transparente de criptomoedas e se concentrar na prevenção do crime.
De referir que esta não é a primeira vez que a agência de notícias Reuters ataca a Binance, no mês de Abril a Reuters partilhou informações que davam conta de que a Binance havia concordado em compartilhar dados de usuários com o governo russo, porém, a Exchange acabou por desmentir todas alegações.
LEIA TAMBÉM
Binance Terá Facilitado Lavagem de $ 2,35 Bilhões Segundo a Agência de Notícias Reuters