Em uma lista liderada Líbano, Angola ocupa o 17° lugar com a taxa de inflação mensal de 22.96%, segundo os dados do Trading Economics.
Apesar da inflação estar alta em Angola, tem existido melhorias nos últimos meses. Segundo dados do Banco Nacional de Angola, a inflação teve o seu pico em Janeiro de 2022, quando chegou aos 27.66%. De lá pra cá, a taxa de inflação em Angola só tem caido, alcançando o mínimo em Junho do corrente ano de 22.96%, uma redução de 1,46% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registou 22,96% de taxa de inflação.
A redução da inflação tem sido sentido no dia-a-dia dos angolanos. Segundo o Jornal de Angola, os preços de referência dos principais produtos da cesta básica para a semana de 13 a 19 de Junho registam uma baixa de 36 por cento, face a Novembro do ano passado, por conta da activação da Reserva Estratégica Alimentar (REA).
O que é Inflação?
Inflação consiste numa subida generalizada e sustentada dos preços dos bens e serviços consumidos pelas famílias.
Numa economia de mercado, o preço dos bens e serviços pode variar em qualquer momento: alguns preços sobem, outros descem. Existe inflação quando os preços dos bens e serviços aumentam de forma generalizada (e não apenas o preço de alguns itens específicos), e esse aumento é continuado ao longo do tempo.
Qual seu ponto de vista em relação a inflação em Angola? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários.
Leia também: Bancos Nacionais Podem Usar Blockchain, Diz Administrador do BNA
Leia também: BNA Lança Projecto “Conta Simplificada” Para Aumentar a Inclusão Financeira
Leia também: BNA: o Kwanza Está Estável Relativamente ao Euro e o Dólar.