De acordo com o Instituto Nacional de Estatística Francês (INSEE) a taxa de inflação em França atingiu no mês de Julho, o nível mais alto desde 1985, chegando até 6,1%. Porém a França continua a ser um dos países com a taxa mais baixa da zona Euro em que a inflação anual atingiu atingiu 8,9% em Julho, um nível recorde.
Oe preços em França subiram 0,3% em Julho deste ano, face ao mês anterior, e aumentaram 6,1% em termos homólogos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística francês (INSEE).
Segundo apontam os dados, esses números representam o nível de inflação mais alto do país dos últimos 37 anos. Porém, a subida do índice de preços no consumidor francês, em Julho, foi menos acentuada do que a verificada em Junho (+0,7%), em grande parte devido à ligeira queda dos preços da energia, que recuaram 1,3% em termos mensais, com um aumento de 28,5%, face aos 33,1% observados em Junho.
Contudo, a França acaba por ter das taxas de inflação mais baixas na Zona Euro em Julho. De acordo com o Serviço de Estatística da União Europeia, o Eurostat, a taxa de inflação anual na zona euro no mês passado atingiu um nível recorde de 8,9%. Este é o valor mais elevado em 25 anos, ou seja, para o conjunto dos países da moeda única é o valor mais elevado desde a introdução do euro.
LEIA TAMBÉM
Taxa de inflação em Espanha atinge nível mais alto desde 1984
Anthony Scaramucci prevê preço do bitcoin a US$ 300 mil nos próximos anos