Um investidor de Bitcoin perdeu todos os Bitcoins que guardava desde 2017 depois de baixar a versão antiga de sua carteira Electrum, que está no mercado há muito tempo.
Recentemente, testemunhamos muitos relatos de fraudes de criptomoedas de maneiras diferentes, e o número de investidores que são vítimas disso continua a aumentar dia a dia. Embora haja muitos avisos sobre essas questões, os fraudadores de criptomoedas continuam a enganar as pessoas usando métodos diferentes.
O investidor de Bitcoin, Ben Verret, anunciou no Twitter que perdeu 1.400 BTC, que não movia desde 2017, para as mãos de fraudadores. Verret explicou o processo da seguinte maneira;
“Eu instalei uma versão antiga da carteira Electrum fazendo uma idiotice. Pude ver todo o meu ativo, mas quando tentei transferir 1 BTC, encontrei um pop-up informando que algumas atualizações relacionadas à segurança devem ser feitas. Depois de realizar a atualização solicitada, todos os meus ativos foram transferidos para um endereço desconhecido. “
Ouch. https://t.co/Dryl3d3Otz pic.twitter.com/iuSEr5so1Y
— Ben Verret? (@verretor) August 30, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
Embora a fraude ocorrida tenha um impacto profundo no mercado de criptomoedas, esse método não é novo. O desenvolvedor do Electrum, Thomas Voegtlin, confirmou que o ataque de phishing usado existe desde o final de 2018.
Voegtlin, “Como pode ser visto em um aviso exibido em nosso site nos últimos 18 meses, um usuário foi enganado por usar um software desatualizado.” ele afirmou.
Embora o abuso de phishing já exista há mais de um ano, esta última fraude é registrada como a maior.
De acordo com um estudo conduzido pelo analista de ameaças Malwarebytes Labs em 2019, depois que o software Electrum errado é instalado, os hackers direcionam os usuários com avisos legítimos e usam esses redirecionamentos para suas próprias intenções maliciosas. Após o roteamento, os usuários são solicitados a instalar uma atualização de segurança falsa e, com essa atualização, eles transferem todos os ativos da carteira para sua carteira desconhecida.
Incluindo este último incidente, cerca de 2171 BTC ($ 25 milhões) foram hackeados por ladrões de criptomoedas desde o primeiro ataque em 2018.
No entanto, depois que o último incidente foi ouvido, Changpen “CZ” Zhao, CEO da Binance, fez uma declaração no Twitter.
Not your code, not your funds. Beware of this Electrrum official update. This guy lost 1400 BTC, and plenty of others lost funds too. https://t.co/5AaMKIXnFK
— CZ Binance (@cz_binance) August 30, 2020
https://platform.twitter.com/widgets.js
CZ compartilhou o tweet da vítima Verret, dizendo: “Este homem perdeu 1400 BTC e houve perdas antes, colocamos os endereços relevantes na lista negra”.
Mesmo que a Binance coloque os fundos na lista negra, é improvável que os Bitcoins perdidos sejam restaurados. Os usuários devem ter muito cuidado, pois não há retorno em eventos semelhantes.
Contribua para a nossa exchange de criptomoedas: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit
1 comentário
Pingback: Hackers Roubam $ 22 Milhões em Carteiras Electrum | Bitcoin Angola