A União Europeia está a preparar as mentes dos líderes de seus estados membros, pois eles podem precisar interromper a mineração de criptomoedas em suas costas, caso a pressão sobre o setor de energia na região exija.
De acordo com um comunicado à imprensa , detalhando um plano de ação para digitalizar o setor de energia, a comissão reiterou que o onus pode em breve recair sobre seus estados membros para banir completamente os sistemas de mineração Proof-of-Work (PoW) usados ??por ativos criptográficos como Bitcoin (BTC). ), Ethereum Classic (ETC) e Dogecoin (DOGE).
A guerra em curso entre a Rússia e a Ucrânia colocou pressão adicional sobre as capacidades energéticas da região e as sanções impostas ao governo russo também incluem o limite do petróleo proveniente do país liderado por Putin.
Com a chegada do inverno, as demandas de energia das residências e indústrias aumentarão. Embora possa ser difícil prever o estado das coisas entre a UE e a Rússia nos momentos mais críticos, a União Europeia optou por adotar uma abordagem proativa para preparar seus países membros sobre o custo para liberar a rede elétrica com o carga proveniente de mineradores de criptomoedas.
A longo prazo, a União Europeia planeja introduzir um sistema de classificação que categorizará os mineradores de criptomoedas com base em seu impacto ambiental estimado. A introdução deste sistema de classificação é um compromisso alcançado quando houve uma reação no início deste ano, quando a proibição de PoW do regulamento de Mercados de Criptoativos (MiCA) foi veementemente contestada por membros do Parlamento Europeu.
De acordo com a comissão, a transição de PoW para um sistema Proof-of-Stake (PoS) pela Ethereum Network é mais ou menos a natureza das transformações que espera ver no futuro próximo. Com as propostas para a classificação do minerador de criptomoedas já em andamento, sua implementação, se aprovada, está prevista para 2025.