Em uma decisão que foi amplamente antecipada pelos participantes do mercado, incluindo os negociantes de Bitcoin (BTC), o Federal Reserve nesta quarta-feira aumentou as taxas de juros em 75 pontos base (0,75 ponto percentual) para um intervalo de 3,75 a 4%.
Apesar de declarações anteriores de banqueiros centrais sugerirem o contrário, esta é a quarta vez consecutiva que o Fed aumentou as taxas em três quartos de um por cento. Por exemplo, a presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, alertou no mês passado que, se as taxas de juros fossem aumentadas muito rapidamente, a economia poderia sofrer uma “desaceleração não forçada”.
Após o anúncio do Federal Open Market Committee (FOMC), o Bitcoin aumentou 1,3%, e os comerciantes agora estão antecipando dicas adicionais sobre a direção futura na conferência de imprensa do presidente do Fed Jerome Powell.
O Fed normalmente aumenta as taxas em passos de um quarto de ponto. Mas depois de cometer um erro ao subestimar a inflação no ano passado, dizendo que provavelmente era temporária, Powell levou o Fed a aumentar rapidamente as taxas em um esforço para reduzir empréstimos e gastos e diminuir as pressões sobre os preços.
De acordo com Nick Hotz, vice-presidente de pesquisa da Arca, “a inflação continua pegajosa e alta, de modo que os aumentos das taxas continuarão, mas o ritmo de aumento deve diminuir” e “qualquer sinal de afrouxamento do Fed seria considerado muito otimista de curto prazo para ativos digitais”
LEIA TAMBÉM
Presidente pró-Bitcoin de El Salvador ataca Fed dos EUA chamando-os de imorais