O principal regulador financeiro do Japão, a Agência de Serviços Financeiros (FSA), emitiu uma ordem de suspensão de negócios para a FTX Japan, a subsidiária japonesa da FTX.com. O órgão de fiscalização financeira também ordenou que a exchange de criptomoedas apresentasse um plano de melhoria de negócios até 16 de Novembro.
A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) anunciou na quinta-feira, 10 de Novembro, que o Kanto Local Finance Bureau tomou medidas contra a FTX Japan, a subsidiária japonesa da exchange de criptomoedas de Sam Bankman-Fried, FTX.com. Três ordens foram emitidas contra a exchange de criptomoedas: uma ordem de suspensão de negócios, uma ordem para manter ativos no mercado interno e uma ordem de melhoria de negócios. A FTX Japan deve suspender as operações de 10 de Novembro a 9 de Dezembro e a bolsa não pode aceitar novos ativos de clientes durante esse período. O regulador também ordenou que a empresa apresente um plano de melhoria de negócios até 16 de Novembro.
O anúncio da FSA explica que a decisão da FTX Japan de interromper os saques dos clientes sem especificar um cronograma para a retomada, enquanto a aceitação dos ativos dos investidores e transações de criptomoedas continuam, significa que a exchange não possui a estrutura necessária para fornecer serviços de exchange de criptomoedas da maneira considerada apropriada sob os padrões japoneses.
Respondendo à ordem de suspensão de negócios, a FTX Japan informou seus usuários na quinta-feira que, durante o período de suspensão, os serviços relacionados à abertura de novas contas, negociação à vista, depósitos em moeda fiduciária, transferências de criptomoedas recebidas e transações de derivativos foram interrompidos.
Recorde-se que um dia depois dessa decisão a Exchange de criptomoedas FTX, declarou falência e o seu CEO, renunciou ao cargo.
LEIA TAMBÉM
Comissão de Valores Mobiliários das Bahamas Congela Ativos da FTX