O recente colapso da exchange de criptomoedas FTX mostra a necessidade urgente de regular estritamente o setor de criptomoedas, alertou o vice-governador do Banco da Inglaterra (BoE), Jon Cunliffe, na segunda-feira.
O funcionário enfatizou que o comércio de criptomoedas deve estar sujeito a regras claras e precisas por parte dos órgãos de controle financeiro. Caso contrário, o dinheiro digital não regulamentado e as empresas ameaçarão a estabilidade do sistema financeiro mais amplo, disse ele
A queda da FTX, a segunda maior plataforma de negociação de criptomoedas do mundo em volume de negócios, que pertencia ao ex-bilionário San Barman-Fried, aprofundou a crise no setor de finanças digitais conhecido como inverno criptográfico. Além disso, esta crise revelou que existem falhas graves na forma como as principais tradings de ativos digitais têm administrado devido à falta de controles corporativos e ao uso indevido de recursos de clientes.
Maiores controles e supervisão
Durante um discurso em um evento político, Cunliffe enfatizou a urgência de fortalecer as atividades de supervisão e controle das empresas DeFi antes que a estabilidade da economia global seja seriamente ameaçada.
Segundo o responsável, o setor das finanças digitais felizmente ainda não é “suficientemente grande” ou suficientemente interligado com as finanças tradicionais para colocar em risco a estabilidade do sistema financeiro tradicional. Mas alertou que esses vínculos com o sistema financeiro internacional estão se desenvolvendo muito rapidamente.
LEIA TAMBÉM
Detetive de Criptomoedas Desmascara 3 Mitos Sobre o Hack da FTX
CEO da Binance para Comunidade Cripto: Bitcoin (BTC) não está Morto. Nós ainda estamos Aqui