O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o ano de 2023 será muito díficil economicamente e muitos países do mundo devem passar por uma recessão económica. A previsão foi apresentada pela directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, que falava sobre os desafios globais nesta segunda-feira (2).
Em entrevista para a emissora norte-americana CBS, Kristina Georgieva disse: “Esperamos que um terço da economia mundial esteja em recessão. Por quê? Porque as três grandes economias EUA, União Europeia e China estão a desacelerar simultaneamente.”
Segundo a directora-geral do FMI, pela primeira vez em 40 anos, o crescimento da China em 2023 provavelmente será igual ou inferior ao crescimento global, devido aos casos de Covid-19. Já para a União Europeia, Kristina Georgieva prevê que deve sofrer os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Kristina Georgieva ressaltou que os EUA podem se sair melhor se a taxa de desemprego continuar a cair e se a taxa de juros se mantiver alta (medida tomada para conter a inflação).
LEIA TAMBÉM
Maiores Hacks de Criptomoedas em 2022
Mercado de Criptomoedas Começa 2023 Recuperando Valor de Mercado de US$ 800 Bilhões