Embora Le Maire tenha repetidamente reiterado que não gosta de criptomoedas , associando-as a actividades ilícitas como tráfico de drogas, compra de armas, lavagem de dinheiro e muito mais, ele deu a entender que não colocou blockchain na mesma cesta. Em vez disso, ele surpreendeu a comunidade de criptomoedas ao sugerir seu suporte para blockchain, a infraestrutura subjacente para todas as coisas Bitcoin e ativos digitais.
Le Maire pareceu apoiar o blockchain, conforme indicado a partir de uma resposta no Twitter que ele escreveu dirigindo-se ao parceiro do crypto fund da Starchain Capital, Cyril Paglino. O criptógrafo experiente marcou o Ministro das Finanças francês em seu posto e disse :
“Esse mito de 10 anos sobre criptomoedas precisa parar de se espalhar. As transações em um blockchain são seguras e rastreáveis. Não é do interesse de um terrorista. Ao contrário do dinheiro, que circula sem nenhum controle. ”
Paglino referiu-se ao recente vazamento da Financial Crime Enforcement Network (FinCEN) , onde mais de dois trilhões de dólares teriam sido lavados por meio de cinco grandes bancos. Apesar de estar sinalizado, o dinheiro sujo ainda está fluindo por bancos institucionais.
Le Maire então respondeu que o Ministério das Finanças francês e ele “não questionaram a confiabilidade e rastreabilidade das tecnologias de blockchain”. No entanto, ele permaneceu firme em sua postura em relação às criptomoedas, destacando que a postura matizada que adotou foi que “certos ativos criptográficos poderiam ter sido usados para facilitar transações fraudulentas (drogas, armas, lavagem de dinheiro) de forma anônima”.
Le Maire condena o token Libra do Facebook
Le Maire já havia expressado suas opiniões sobre o token Libra do Facebook, denunciando-o como um ativo que pode ser aproveitado para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Ele disse que o token apoiado pelo Facebook colocaria em risco a “soberania monetária dos estados”. Ele disse :
“Todas essas preocupações em torno de Libra são sérias. Portanto, quero dizer isso com muita clareza, quero ser absolutamente claro: nestas condições, não podemos autorizar o desenvolvimento de Libra em solo europeu. ”
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – YetubitCrowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit
Leia também: Taxas de Transações da Rede Ethereum Diminuem
Leia também: Uniswap – Guia Completo da Exchange Descentralizada