Ajay Banga, o CEO da Mastercard, acredita que o Bitcoin não pode funcionar como uma moeda inclusiva para quem não tem banco no mundo, pois a criptomoeda é muito volátil e carece de transparência.
O CEO da gigante de pagamentos Mastercard acredita que as moedas digitais do banco central (CBDC) serão muito mais adequadas para impulsionar a inclusão financeira do que o Bitcoin, que ele diz ainda ser muito volátil.
Falando no Fortune Global Forum em 27 de outubro, o CEO da Mastercard disse que a falta de transparência do Bitcoin em suas origens era uma preocupação, junto com sua extrema volatilidade o torna inadequado para capacitar os sem-banco. No entanto, o CEO disse que as moedas digitais do banco central são uma história diferente.
Sobre Bitcoin, Banga disse:
“Não acredito na volatilidade ou, por falar nisso, na ausência de transparência de quem é a pessoa que está envolvida com aquela moeda. Então, é por isso que as moedas digitais do banco central, acreditamos. ”
O CEO da Mastercard também revelou que a gigante do pagamento possui uma grande biblioteca de patentes relacionadas à CBDC. Além disso, também foi anunciado em setembro que a Mastercard lançou uma plataforma de teste virtual para permitir que os bancos centrais avaliassem casos de uso e testassem estratégias de implantação para CBDCs simulando um ecossistema CBDC.
Bitcoin permanece como uma solução potencial para inclusão financeira no que diz respeito a Banga. O CEO da Mastercard afirmou que o valor histórico da criptomoeda era muito instável e deu um exemplo grosseiro da volatilidade do preço do BTC em relação à quantidade de coca-cola que se pode comprar mudando de um dia para o outro.
O CEO da Mastercard explicou:
“Você pode imaginar alguém que está financeiramente excluído negociando para ser incluído por meio de uma moeda que poderia custar o equivalente a duas garrafas de Coca-Cola hoje e 21 amanhã? Essa não é uma maneira de obtê-las [incluídas]. Essa não é uma maneira de torná-los com medo do sistema financeiro. “
Banga reiterou que uma versão digital de moedas digitais soberanas seria muito mais adequada para ajudar nas finanças internacionais.
O CEO da Mastercard, Banga, nunca foi conhecido como um fã de criptomoedas ou de sua falta de regulamentação e transparência e foi relatado como chamando Bitcoin e criptomoedas de “lixo” em 2018 pelo Times of India – declarando que as criptomoedas não deveriam ser consideradas um meio de troca .
No entanto, a Mastercard demonstrou apoio público à moeda fiduciária digital. Em 2019, o executivo sênior da MasterCard, Ari Sarker, disse ao Financial Times que se os governos buscassem criar uma moeda digital nacional, o gigante do pagamento ficaria muito feliz em ver isso de forma mais favorável do que as criptomoedas. Sarker disse na época:
“Desde que seja apoiado por um regulador e pelo valor. . . não é anônimo, está atendendo a todos os requisitos regulatórios, acho que seria de maior interesse para nós explorarmos. ”
Abordagem holística da Mastercard para moedas digitais
Apesar da hostilidade relatada de Banga em relação à criptomoeda – em setembro de 2020, Blockchain e Digital Assets Lead da Mastercard para a Ásia-Pacífico, Ashok Venkateswaran disse ao Blockchain.News que a Mastercard está adotando uma abordagem “holística” para moedas digitais. A gigante dos pagamentos está analisando tudo, desde moedas digitais do banco central (CBDC) até criptomoedas como Ethereum ou Bitcoin, bem como opções de moedas estáveis.
Depois de revelar que a Mastercard tem mais de 90 patentes específicas de blockchain – o Venkateswaran disse que, como um dos sistemas de pagamento mais reconhecíveis do mundo, apesar de seu interesse, a Mastercard trabalha com regulamentação e muitos para criptomoedas, as regulamentações ainda não foram implementadas.
Uma forma importante de aumentar a adoção de novas tecnologias de pagamento e moedas digitais no mainstream, de acordo com Venkateswaran, é mudar o ambiente regulatório:
“Os regulamentos ainda estão tentando alcançar muitas dessas coisas. Estamos seguindo os princípios regulatórios, mas também tentando ver como podemos ajudar alguns desses regulamentos a se formarem … Como uma das maiores redes do mundo, queremos ter certeza de que podemos apoiar qualquer tipo de transação. ”
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit