Segundo o governador do Banco Central da Nigéria, Godwin Emefiele, as transações feitas com a moeda digital de banco central (CBDC), a e-naira, aumentaram 63%, tendo atingido cerca de 47,7 milhões de dólares norte-americano.
De acordo com o governador, que falava para a imprensa local, na última semana, o aumento no valor das transações da CBDC deve-se ao facto de que o governo nigeriano tem utilizado a e-naira para transferir fundos de bem-estar social para a população marginalizada.
O governo nigeriano, acrescentou, começou recentemente um processo de renovação do design das moedas tradicionais em circulação, no entanto, isto provocou uma considerável desvalorização do Naira, tendo saído de 6,9 mil milhões de dólares norte-americano para em setembro de 2022 para cerca de 2,2 mil milhões de dólares norte-americano para em 2023.
Ao que parece, a desvalorização do Naira permitiu que a CBDC local ganhasse espaço e começasse a ser usada com frequência, o que, de acordo com o governador, explica o aumento no valor das transações da e-naira.
LEIA TAMBÉM
Investidores Cripto Nigerianos Enfrentam Congelamento de Contas
Binance Enfrenta Reação de Investidores e Saques de Bitcoin após Processo da CFTC