O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, nomeou, na última sexta-feira, 16, Manuel António Tiago Dias, para o cargo de Governador do Banco Nacional de Angola. Reportou o BNA.
Com a referida nomeação, Manuel Tiago Dias inicia o seu primeiro ciclo no cargo de Governador do BNA, após ter servido como Vice-Governador, no período entre Maio de 2016 a Outubro de 2017, de Outubro de 2017 a Dezembro de 2022, de Dezembro de 2022 até à presente data.
Manuel António Tiago Dias é Quadro Antigo do BNA
O actual Governador, é quadro da Instituição há mais de 27 anos, tendo exercido, igualmente, as funções de Director do Departamento de Estatística, Director do Departamento de Estudos Económicos e de Chefe da Divisão de Estudos do Departamento de Estudos e Estatística.?
Manuel António Tiago Dias, é licenciado em Ciências Económicas, Opção Sistemas Produtivos e Comércio Internacional, Mestre em Economia do Desenvolvimento, Opção Terceiro Mundo, e realizou Trabalhos de Pesquisa Relacionados com o Mercado de Trabalho pela Universidade de Bordéus I (França).
Novo Governador do BNA Inicia Jornada com Vários Desafios
A nomeação de Dias ocorre num momento em que a economia de Angola está a enfrentar vários desafios, como a volatilidade da moeda local, o Kwanza, e a dificuldade em encontrar divisas tanto no mercado formal como no informal. O novo governador do BNA certamente terá muito trabalho pela frente para lidar com estes desafios e ajudar a orientar a economia do país para um futuro mais estável e próspero.
Além disso, é esperado que Dias, com o seu histórico académico e de investigação, possa trazer uma perspectiva nova e bem informada para o papel de governador. Ele é especializado em sistemas produtivos e comércio internacional, bem como em economia do desenvolvimento, com um enfoque no Terceiro Mundo. Estes conhecimentos serão essenciais para navegar na economia global em constante mudança e para posicionar Angola de forma eficaz no cenário económico internacional.
Leia também: Kwanza Angolano Começa a Semana Valorizado Face ao Dólar e Euro
Leia também: A Desvalorização do Kwanza e o Papel Potencial das Criptomoedas