A Web3 apresentou ao mundo o conceito de criptomoedas e aplicativos descentralizados. Mas, para usá-los, o utilizador precisa de uma interface. Idealmente, uma interface elegante, intuitiva e fácil de usar.
É neste sentido que surge a MetaMask, uma das principais carteiras criptográficas, que conta com a integração do navegador e um bom design para servir como uma das principais portas de entrada para o mundo da Web3, finanças descentralizadas (DeFi) e NFTs.
O que é Metamask?
Na prática, a Metamask é uma plataforma que funciona como carteira digital é permite ao utilizador armazenar com segurança as suas criptomoedas, integrando diferentes aplicativos descentralizados (dApps), o que garante uma experiência completa para quem busca investir nesse mercado.
Depois de instalada, ela permite que os utilizadores armazenem Ether e outros tokens ERC-20, permitindo transacões com qualquer endereço Ethereum. Os utilizadores podem igualmente l gastar as suas moedas em jogos, apostar tokens, aplicativos de jogos de azar e negociá-los em trocas descentralizadas (DEXs).
A MetaMask foi criada em 2016 por Aaron Davis e Dan Finlay, com o objectivo de facilitar o acesso e uso de aplicativos em blockchain. Desde então, a plataforma contribuiu para o crescimento na busca por dApps e outras aplicações descentralizadas, permitindo que investidores e utilizadores usufruam desses serviços de maneira prática e segura.
Como funciona a Metamask?
A Metamask é gratuita e pode ser baixada em diversos navegadores, como Chrome, Firefox, Opera e Mozilla. A mesma está disponível em dispositivos mobile, como iOS e Android. A partir da instalação, é possível configurar a carteira para integrar os seus activos digitais e as aplicações do seu interesse.
O grande diferencial da Metamask é que ela cria uma “ponte” entre o utilizador e os aplicativos descentralizados, possibilitando a interacção entre a tecnologia blockchain e os serviços distribuídos nessas redes de maneira intuitiva e segura.
Como usar a Metamask?
O processo para utilizar os serviços da Metamask é simples. Acompanhe o passo a passo abaixo:
- Acesse o site oficial da plataforma,
- baixe o aplicativo de acordo com o seu navegador e/ou sistema operacional,
- instale a Metamask no seu dispositivo e crie uma carteira personalizada para integrar os seus activos e aplicações.
De referir que para utilizar a Metamask é necessário que o utilizador tenha tokens ETH na carteira. ETH é a criptomoeda nativa da rede Ethereum, na qual a Metamask opera
LEIA TAMBÉM
África do Sul Estabelece Prazo para Exchanges de criptomoedas Obterem Licença
Strike: Conheça a Carteira que Usa Bitcoin Lightning
Volumes de Negociação de Cripto Aumentam em Meio ao Otimismo do ETF Após 3 Meses