A gigante fintech americana PayPal está pronta para lançar sua própria stablecoin no Ethereum. A empresa de serviços de pagamento anunciou hoje que sua stablecoin PYUSD atrelada ao dólar seria 100% respaldada por depósitos em dólares americanos, títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e equivalentes de caixa semelhantes. Com sua estreia na stablecoin ERC-20, o PayPal está procurando se aventurar no crescente espaço de ativos digitais.
Paxos Trust Co. emitirá a Stablecoin PYUSD do PayPal
De acordo com um comunicado de imprensa do PayPal, a nova stablecoin PYUSD será emitida pela Paxos Trust Company, a empresa de blockchain com sede em Nova York que cunhou a stablecoin BUSD da Binance até fevereiro deste ano. A Paxos é licenciada pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS), que também emitiu uma BitLicense para o PayPal em junho do ano passado.
Nosso compromisso com a inovação e conformidade responsáveis e nosso histórico de entrega de novas experiências aos nossos clientes fornecem a base necessária para contribuir com o crescimento dos pagamentos digitais por meio do PayPal USD.” disse Dan Schulman, presidente e CEO, PayPal
O PYUSD será disponibilizado inicialmente para clientes do PayPal nos Estados Unidos, que poderão comprá-lo por meio da plataforma online da gigante de pagamentos. Os usuários poderão transferir a stablecoin entre a plataforma e carteiras externas compatíveis, usá-la para compras online e convertê-la em uma das criptomoedas suportadas pelo PayPal.
A partir de setembro de 2023, a Paxos Trust Co. publicará relatórios mensais de reservas para PYUSD descrevendo a composição das reservas que respaldam a stablecoin. O emissor da stablecoin também publicará atestado de terceiros do valor dos ativos de reserva. O atestado em si será realizado de acordo com os padrões estabelecidos pelo Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA).
A notícia da stablecoin do PayPal chega quase seis meses depois que a gigante fintech interrompeu o desenvolvimento da stablecoin após a repressão às criptomoedas pelos reguladores nos Estados Unidos. Na época, Paxos estava sendo investigado pelo NYDFS por razões desconhecidas.
A Lei de Clareza para Pagamento de Stablecoins de 2023, que foi aprovada pelo Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA no mês passado, pode ter desempenhado um papel no lançamento do PYUSD. Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros, disse em um comunicado hoje cedo que o projeto de lei da stablecoin trouxe a clareza necessária em torno da regulamentação de stablecoins e outros ativos digitais.
LEIA TAMBÉM
O que Torna a blockchain do Bitcoin Segura?
Binance Alcança um Marco Significativo: 150 Milhões de Usuários Registrados