A Visa está a trabalhar em uma solução para eliminar a necessidade dos usuários de usar Ethereum (ETH) para pagar taxas de transações. A gigante de pagamentos americano está a criar maneiras de facilitar o pagamento de taxas de gás on-chain através do uso de um cartão Visa.
Em um relatório recente, o Gerente de Produto da Visa, Mustafa Bedawala, enfatizou um desafio associado às carteiras de criptomoedas enfrentado pelos usuários, que requer que eles gerenciem constantemente seu saldo de ETH para cobrir as taxas de transação/ gás.
A empresa está a experimentar uma opção para permitir que os usuários paguem suas taxas de gás on-chain diretamente em dinheiro fiduciário por meio de pagamentos com cartão, simplificando assim as transações em blockchain.
Solução da Visa para Taxas de Gás da Rede Ethereum
Os usuários podem não precisar mais manter tokens nativos específicos de uma blockchain exclusivamente para cobrir taxas de gás. Essa solução aproveitaria o padrão ERC-4337 do Ethereum e um contrato ‘Paymaster’, permitindo que os clientes utilizem um cartão Visa para o pagamento direto das taxas de gás.
Esta abordagem não apenas se espera que seja um grande alívio para os usuários existentes, mas também é projetada para ajudar a simplificar o processo de integração para os novos.
“Nossa solução proposta libera os usuários da necessidade de manter tokens nativos de blockchain ou se envolver constantemente na transferência de tokens apenas para cobrir taxas de gás. Do ponto de vista do usuário, essa solução é atrativa em sua simplicidade e facilidade de adoção.”
A Visa sugere uma solução que envolve receber o pagamento da taxa de gás do usuário off-chain através de um cartão Visa e posteriormente cobrir o valor equivalente on-chain em seu nome. Esse processo simplifica a experiência da taxa de gás, assemelhando-se a uma transação de pagamento com cartão típica.
A configuração implementada pela empresa de pagamentos para permitir a capacidade de pagamento de gás off-chain é centrada em um ‘Verifying Paymaster’, que é essencialmente um contrato inteligente que delega todas as verificações necessárias e o fornecimento de informações para um componente off-chain.
O contrato inteligente paymaster on-chain pode então utilizar as informações e a autorização fornecida pelo componente off-chain para validar e executar o pagamento da taxa de gás.
VISA Usou Bibliotecas de Código Aberto Para o Teste da Solução na Rede Ethereum
O pagamento é processado via Cybersource, e o serviço da web produz uma assinatura digital. A verificação bem-sucedida da assinatura indica que o serviço da web realmente recebeu o pagamento com cartão para facilitar as despesas operacionais. Nesse caso, o contrato paymaster funcionará sem erros e cobrirá a taxa de gás associada de acordo.
A Visa experimentou essa ideia na testnet Ethereum Goerli, utilizando ferramentas open-source acessíveis, como a biblioteca userop.js da Stackup. As transações de teste lidaram com sucesso com as taxas através do Paymaster, eliminando a necessidade de ETH no processo.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: O que é Padrão ERC20? – Tokens, Gás e Arquitetura da Rede Ethereum
Leia também: O que é Ether? A Moeda Usada na Rede Ethereum