O Banco Central do Zimbábue (RBZ, na sigla inglesa) vai disponibilizar publicamente a sua primeira moeda digital lastreada em ouro, designada GBDT. Os preparativos para o lançamento oficial resultam da avaliação positiva feita pelos investidores que já estão a testar o activo desde Maio deste ano.
De acordo com um relatório financeiro divulgado recentemente, o RBZ anunciou a introdução do GBDT em Abril e realizou 11 emissões que representam 325 quilogramas de ouro até 21 de Julho. Agora, a moeda será ampliada, de modo a permitir que todos os residentes do país usem-na para diversos fins.
Em comunicado, o banco afirmou que os preparativos para o lançamento da GBDT estão em um estágio avançado, acrescentando que após a implementação a moeda digital poderá complementar a demanda pelo dólar americano em transações domésticas, pois o público terá um meio de troca mais seguro, conveniente e preservador de valor.
Segundo o governador do RBZ, John Mangudya, o banco central em breve iniciará campanhas de conscientização com a finalidade de “educar o público sobre o uso e os benefícios da GBDT”.
A emissão de GBDT ocorreu depois que o banco central do Zimbábue começou a emitir moedas de ouro físicas no ano passado. As moedas chegaram a ser adquiridas por investidores e apenas 2% foram resgatadas, disse o responsável.
Ou seja, de acordo com John Mangudya, das 36.059 moedas de ouro físicas vendidas até 14 de julho, apenas 769 foram resgatadas. Esta baixa taxa de resgate, referiu, significa que os residentes e as empresas estão realmente a utilizar as moedas físicas de ouro como uma reserva alternativa de valor.
LEIA TAMBÉM
Zimbábue Lança Criptomoeda Lastreada em Ouro – FMI Soa Alarme
Governo do Zimbábue Nega Relatos de Adoção do Bitcoin como Moeda Legal