O Bureau of Labor Statistics dos EUA divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA para agosto de 2023 na quarta-feira, 13 de setembro. Anteriormente, relatórios de dados de inflação positivos haviam impulsionado o preço do Bitcoin.
O IPC é um índice importante que mede a variação dos preços durante um período específico. Estes dados medem o aumento ou diminuição dos preços pagos mensalmente por bens e serviços de consumo.
Os mercados financeiros estão a movimentar-se na expectativa de que a Reserva Federal dos EUA manterá a sua posição de manter as taxas de juro elevadas no contexto de dados económicos fortes. Portanto, os investidores acompanharão de perto a divulgação dos dados do IPC de agosto para avaliar a próxima decisão do banco central durante a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) agendada para 19 a 20 de setembro de 2023.
A agência havia informado anteriormente que o IPC para todos os consumidores urbanos em julho de 2023 aumentou 0,2% ao mês, com ajuste sazonal, e aumentou 3,2% sem ajuste nos últimos 12 meses. Em comparação, a expectativa geral do mercado para Agosto é que o IPC aumente 0,6%, e a inflação global para Agosto deverá ser de aproximadamente 3,6% numa base anual.
Taxas de juros estáveis?
O CME FedWatch, que mede a probabilidade de o Fed alterar sua meta de taxa de juros federal em futuras reuniões do FOMC, mostra uma probabilidade de 93% de as taxas de juros permanecerem estáveis ??no nível de 5,25-5,50% em setembro e apenas uma probabilidade de 56,4% de as taxas de juros permanecerem estável na reunião de novembro.
Enquanto isso, se os dados de inflação forem divulgados conforme o esperado, ainda não se sabe se o preço do Bitcoin sofrerá uma recuperação após a divulgação dos dados do IPC. Conforme relatado anteriormente pela COINOTAG, a resistência do pescoço para o preço do BTC está definida em US$ 28.168.
Leia também: Brasil: Conheça a Economia, Recursos e Desafios do País Fundador dos Brics
Leia também: O volume de Negociação da Ripple Ganha Destaque!