Banco Mundial , na íntegra Grupo Banco Mundial , organização internacional afiliada à Organização das Nações Unidas (ONU) e destinada a financiar projetos que melhoram o desenvolvimento econômico dos estados membros. Com sede em Washington, DC , o banco é a maior fonte de assistência financeira aos países em desenvolvimento. Também fornece assistência técnica e aconselhamento político e supervisiona, em nome dos credores internacionais, a implementação de reformas de mercado livre. Juntamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio , desempenha um papel central na supervisãopolítica económica e reforma das instituições públicas nos países em desenvolvimento e definição da agenda macroeconómica global.
Origens
Fundada em 1944 na Conferência Monetária e Financeira da ONU (comumente conhecida comoConferência de Bretton Woods ), que foi convocada para estabelecer um novo sistema económico internacional pós- Segunda Guerra Mundial , o Banco Mundial iniciou oficialmente as suas operações em Junho de 1946. Os seus primeiros empréstimos foram orientados para a reconstrução da Europa Ocidental no pós-guerra . A partir de meados da década de 1950, desempenhou um papel importante no financiamento de investimentos em projectos de infra-estruturas em países em desenvolvimento, incluindo estradas , barragens hidroeléctricas , instalações de água e esgotos, portos marítimos e aeroportos .
O Grupo Banco Mundial é composto por cinco instituições constituintes : oBanco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), oAssociação Internacional de Desenvolvimento (IDA), a Corporação Financeira Internacional (IFC), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e o Centro Internacional para Resolução de Disputas sobre Investimentos (ICSID). O BIRD concede empréstimos a taxas de juros de mercado a países em desenvolvimento de rendimento médio e a países de rendimento mais baixo merecedores de crédito. A IDA, fundada em 1960, fornece empréstimos de longo prazo sem juros, assistência técnica e aconselhamento político a países em desenvolvimento de baixos rendimentos em áreas como a saúde, a educação e o desenvolvimento rural. Embora o BIRD angarie a maior parte dos seus fundos nos mercados de capitais mundiais, as operações de empréstimo da AID são financiadas através de contribuições dos países desenvolvidos. A IFC, operando em parceria com investidores privados, fornece empréstimos e garantias de empréstimos e ações de financiamento a empresas nos países em desenvolvimento. As garantias de empréstimos e seguros a investidores estrangeiros contra perdas causadas por riscos não comerciais nos países em desenvolvimento são fornecidos pela MIGA. Finalmente, o ICSID, que opera independentemente do BIRD, é responsável pela resolução por conciliação ou arbitragem de disputas de investimento entre investidores estrangeiros e os países em desenvolvimento anfitriões.
De 1968 a 1981, o presidente do Banco Mundial foi ex-secretário de defesa dos EUA Robert S. Mc Namara . Sob sua liderança, o banco formulou o conceito de “desenvolvimento sustentável ”, que tentou conciliar o crescimento económico e a protecção ambiental nos países em desenvolvimento. Outra característica do conceito foi a utilização de fluxos de capitais (sob a forma de ajuda ao desenvolvimento e investimento estrangeiro) para os países em desenvolvimento como forma de reduzir a disparidade de rendimentos entre países ricos e pobres. O banco expandiu as suas actividades de crédito e, com as suas numerosas divisões de investigação e políticas, tornou-se num órgão intergovernamental poderoso e autorizado.
Organização
O Banco Mundial está relacionado com a ONU , embora não seja responsável nem perante a Assembleia Geral nem perante o Conselho de Segurança . Cada um dos mais de 180 estados membros do banco está representado no conselho de governadores, que se reúne uma vez por ano. Os governadores são geralmente os ministros das finanças ou os governadores dos bancos centrais dos seus países . Embora o conselho de governadores tenha alguma influência nas políticas do BIRD, o verdadeiro poder de tomada de decisão é exercido em grande parte pelos 25 diretores executivos do banco. Cinco países principais, Estados Unidos , Japão , Alemanha , Reino Unido e França, nomear seus próprios diretores executivos. Os demais países estão agrupados em regiões, cada uma das quais elege um diretor executivo. Ao longo da história do Banco Mundial, o presidente do banco, que atua como presidente do Conselho Executivo, foi cidadão americano.
O poder de voto baseia-se na subscrição de capital de um país, que por sua vez se baseia nos seus recursos económicos. Os países mais ricos e desenvolvidos constituem os principais acionistas do banco e, portanto, exercem maior poder e influência. Por exemplo, no início do século XXI, os Estados Unidos exerceram quase um sexto dos votos no BIRD, mais do dobro do Japão, o segundo maior contribuinte. Dado que os países em desenvolvimento detêm apenas um pequeno número de votos, o sistema não proporciona uma voz significativa a estes países, que são os principais destinatários dos empréstimos e aconselhamento político do Banco Mundial.
O banco obtém os seus fundos a partir de subscrições de capital dos países membros, flutuações de títulos nos mercados de capitais mundiais e lucros líquidos acumulados a partir de pagamentos de juros sobre empréstimos do BIRD e da IFC. Aproximadamente um décimo do capital subscrito é pago diretamente ao banco, sendo o restante sujeito a resgate se necessário para cumprir obrigações.
O Banco Mundial conta com mais de 10.000 pessoas, cerca de um quarto das quais estão colocadas em países em desenvolvimento. O banco tem mais de 100 escritórios nos países membros e, em muitos países, os funcionários atuam diretamente como consultores políticos do ministério das finanças e de outros ministérios. O banco mantém laços consultivos e informais com os mercados e instituições financeiras mundiais e mantém ligações com organizações não governamentais em países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Dívida e reforma política
A crise da dívida do início da década de 1980 durante a qual muitos países em desenvolvimento não conseguiram pagar as suas dívidas externas as instituições multilaterais de crédito , devido ao abrandamento da economia mundial, às elevadas taxas de juro, ao declínio dos preços das matérias-primas e às grandes flutuações nos preços do petróleo , entre outros factores, desempenharam um papel crucial na evolução das operações do Banco Mundial. O banco envolveu-se cada vez mais na definição de políticas económicas e sociais em países em desenvolvimento endividados. Como condição para receber empréstimos, os países mutuários foram obrigados a implementar“programas de ajustamento estrutural” rigorosos, que normalmente incluíam cortes severos nas despesas com a saúde e a educação, a eliminação dos controlos de preços, a liberalização do comércio, a desregulamentação do sector financeiro e a privatização de empresas estatais. Embora destinados a restaurar a estabilidade económica, estes programas, que foram aplicados num grande número de países em todo o mundo em desenvolvimento, resultaram frequentemente no aumento dos níveis de pobreza , no aumento do desemprego e numa espiral da dívida externa. Na sequência da crise da dívida, o Banco Mundial concentrou os seus esforços na prestação de assistência financeira sob a forma de apoio à balança de pagamentos e empréstimos para projectos de infra-estruturas, tais como estradas, instalações portuárias, escolas e hospitais. Emboraenfatizando a redução da pobreza e o alívio da dívida dos países menos desenvolvidos do mundo, o banco manteve o seu compromisso com políticas de estabilização económica que exigem a implementação de medidas de austeridade por parte dos países beneficiários.
O Banco Mundial e o FMI desempenharam papéis centrais na supervisão das reformas do mercado livre na Europa Central e Oriental após a queda do comunismo naquele país nas décadas de 1980 e 1990. As reformas, que incluíram a criação de programas de falências e privatizações, foram controversas porque frequentemente levaram ao encerramento de empresas industriais estatais. Foram criados “mecanismos de saída” para permitir a liquidação das chamadas “empresas problemáticas” e as leis laborais foram modificadas para permitir às empresas despedir trabalhadores desnecessários. As grandes empresas estatais eram frequentemente vendidas a investidores estrangeiros ou divididas em empresas mais pequenas e privadas. Na Hungria, por exemplo, cerca de 17 000 empresas foram liquidadas e 5 000 reorganizadas em 1992–93, conduzindo a um aumento substancial do desemprego. O Banco Mundial também concedeu empréstimos para reconstrução a países que sofreram conflitos internos ou outras crises (por exemplo, as repúblicas sucessoras da antiga Jugoslávia no final da década de 1990). No entanto , esta assistência financeira não conseguiu reabilitar as infra-estruturas produtivas . Em vários países, as reformas macroeconómicas resultaram num aumento da inflação e num declínio acentuado do nível de vida .
O Banco Mundial é a maior instituição credora multilateral do mundo e, como tal, muitos dos países mais pobres do mundo devem-lhe grandes somas de dinheiro. Na verdade, para dezenas dos países pobres mais fortemente endividados, a maior parte da sua dívida externa em alguns casos constituindo mais de 50% é devida ao Banco Mundial e aos bancos multilaterais de desenvolvimento regional. Segundo alguns analistas, o peso destas dívidas que de acordo com os estatutos do banco não pode ser cancelado ou reprogramado perpetuou a estagnação económica em todo o mundo em desenvolvimento.