A ideia do Facebook de mudar a marca de seu projecto Libra stablecoin para “Diem” pode não ser tão fácil quanto o que a empresa corporativa tinha em mente.
Por que o Facebook pode ser processado?
Acontece que Diem já foi adotado como um nome e pertence a uma empresa de fintech emergente com sede na Europa. O fundador da empresa de fintech Diem, Geri Cupi, compartilhou:
“Ficamos estupefatos no dia 1º de dezembro ao descobrir que a Libra Foundation do Facebook havia escolhido mudar a marca para Diem … Como uma pequena startup, estamos preocupados que a confusão do cliente resultante das ações de Libra afetará significativamente nosso crescimento.”
Cupi se referiu à recente mudança do Facebook para mudar a marca de seu projeto de moeda digital para Diem. O objetivo era obter uma melhor chance de obter a aprovação das autoridades reguladoras. O anúncio foi feito no dia 1º de dezembro pelo Facebook, pois anteriormente, o Libra enfrentou diversos problemas regulatórios que impediram o lançamento bem-sucedido de seu token nativo.
Agora, descobriu-se que Diem já foi considerado um nome e o Facebook pode ser ameaçado com um processo de violação de direitos autorais. A decisão de processar o Facebook não é fácil de tomar, já que a empresa de tecnologia pode facilmente esmagar seus concorrentes com seu monopólio.
A empresa Diem fintech também é uma startup, tendo apenas um soft-launch lançado em outubro. No entanto, apesar de sua nova entrada na indústria de fintech, seu identificador social @diemglobal já atingiu 469 mil seguidores no Instagram.
Enfrentando a difícil tarefa de ser legalmente compatível com o Facebook, Chris Adelsbach, um renomado investidor Diem, disse que não foi uma decisão fácil de tomar. Ele compartilhou com o Sifted:
“Nós pensamos, ‘devemos conceder e apenas dizer’ somos uma pequena empresa ‘ou lutamos pelo que é certo”.
Ele deu a entender que o Facebook pode ter usado seu monopólio sobre a indústria de tecnologia para ignorar o fato de que Diem como um nome já havia sido adotado. Ele disse:
“Não seria preciso muito esforço para o Facebook descobrir se há outro Diem em serviços financeiros. Obviamente, eles consideraram que “podemos simplesmente esmagá-los, somos o Facebook”.
O primeiro movimento de Diem é enviar ao Facebook uma carta de cessar e desistir.
Big Tech Grilled pelo Congresso dos EUA
Esta não é a primeira vez que o Facebook é criticado por outras empresas por violação de marca registrada. Anteriormente, muitos órgãos reguladores, incluindo o Congresso dos Estados Unidos, colocaram a Big Tech – Amazon, Apple, Google e Facebook – sob audiências antitruste por práticas questionáveis ??às quais as corporações recorreram.
O Congresso dos Estados Unidos tem tentado regular o monopólio estabelecido pelos gigantes da tecnologia e obrigá-los a seguir cláusulas anticompetitivas, o domínio da Big Tech permitiu que eles “se envolvessem em uma forma de sua própria quase regulamentação privada que é irresponsável para qualquer um, exceto para eles próprios. ”
Em Angola estamos a trabalhar na Yetubit
As transações P2P em Angola também estão em crescimento, vemos isso todos os dias na nossa Comunidade no Facebook. Porém, ainda não temos nenhuma exchange P2P oficial, e maioria das transacções são feitas para compra e venda de bitcoin, muitas vezes online. Mas nesse momento estamos a trabalhar para o lançamento da exchange P2P Yetubit para o final desse mês de Dezembro. Para saber mais leia o artigo sobre o Crowdfunding da Yetubit.
Contribua para a exchange da Comunidade: Crowdfunding da Exchange de Criptomoedas da Comunidade – Yetubit