Estamos a dias do lançamento da ICO da primeira exchange de criptomoedas de Angola, que levará posteriormente ao lançamento do projecto da primeira moeda digital angolana. Mas você sabe o que é uma ICO e como funciona?
Initial Coin Offering (ICO) ou simplesmente Oferta Inicial de Moeda, em português, é um método de arrecadar fundos para o lançamento de uma criptomoeda. O seu uso é mais popular em projectos que ainda não desenvolveram totalmente as suas plataformas, os seus produtos ou serviços em Blockchain.
A Oferta Inicial da Moeda é o primeiro passo para o surgimento de uma nova criptomoeda no mercado. É por meio de uma ICO bem sucedida, que uma moeda passa a ser negociada nas exchanges de criptomoedas existentes.
As pessoas que investem numa ICO fazem-no com a expectativa de que a empresa que promove a ICO seja bem-sucedida. Ou seja, espera-se ter um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI) visto que o projecto está na sua fase inicial.
LEIA TAMBÉM: Anúncio Oficial do ICO da Yetubit Exchange
Como funciona a ICO?
De modo geral, a Oferta Inicial da Moeda começa com a divulgação de um Whitepaper, que é um documento no qual constam os dados essenciais do projecto, incluindo o seu cronograma. Os interessados em adquirir os tokens disponibilizados pela entidade que realiza a Oferta, poderão consultar o Whitepaper para avaliar a possibilidade de investirem no projecto.
Após o lançamento do Whitepaper, a ICO segue as seguintes etapas:
- Abertura da oferta inicial: a proposta de arrecadação é anunciada e os interessados em investir no projecto podem reservar ou comprar os seus tokens. O pagamento pelos tokens pode ser efectuado por criptomoedas ou em moeda fiduciária;
- Encerramento da oferta inicial: o dinheiro arrecadado é avaliado, e a entidade promotora da Oferta comunica se foi atingido ou não o valor pretendido. Se não, os investidores poderão ter de volta o seu dinheiro;
- Distribuição de tokens: tão logo se atinja o valor pretendido, a ICO termina e faz-se a distribuição dos tokens conforme o valor de investimento de cada investidor.
Funções de uma ICO
A ICO tem como função apresentar projectos de criptomoedas, arrecadar fundos para o projecto e permitir o investimento no projecto. É fundamental dizer que o processo de Oferta Inicial da Moeda não tem qualquer regulamentação, mas este facto não impediu o surgimento de projectos como o Bitcoin e Ethereum, então pense bem antes desistir de uma ICO.
A ICO inclui também a possibilidade de financiar a criação de qualquer projecto, seja uma moeda ou não. Isso tem permitido que as ideias de várias startups pelo mundo ganhem asas e passem da teoria para a prática no mercado financeiro.
Por esta particularidade de poder ser útil em projectos de criptomoedas ou não, a Oferta Inicial da Moeda tem sido confundida com a Crowdfunding, que é uma espécie de doação geralmente realizada pela internet, mas sem as condições de uma ICO. Como os fundos de uma ICO não vêm de doações, a ICO não pode ser considerada uma crowdfunding.
LEIA TAMBÉM: Bitcoin Agora Vale Mais do que Berkshire Hathaway de Warren Buffett, Com um Valor de Mercado de US $ 540 Bilhões
Exemplos das maiores ICOs já realizadas
Bitcoin (BTC) e Ether (ETH) são o resultado das maiores ICO já efectuadas no universo crypto. O Bitcoin é a primeira e a maior criptomoeda do mundo e actualmente o seu valor está cima dos 25 mil dólares. Durante a redacção deste artigo a moeda era negociada a 29.315.98 dólares. A nível do valor de mercado, a Ether, da Ethereum, ocupa o segundo lugar no mundo e durante a redacção estava a ser negociada a 732.83. dólares
Outro exemplo precursor foi dado pela Mastercoin (actualmente Omni) que em 2013 lançou uma ICO para criar contratos inteligentes baseados na blockchain do Bitcoin e, para tal, a empresa distribuiu tokens de Mastercoin, tal como a Bitcoin Angola disponibilizará Tokens Yetu . Ao todo, a empresa arrecadou cerca de 5 milhões de dólares para o projecto.
A ICO, portanto, é um processo de Oferta Inicial de moeda, que se assemelha a tradicional Oferta Inicial Pública (IPO), mas ao contrário deste último, na ICO não se vendem acções.
Por fim, um investimento é sempre um risco e as criptomoedas, particularmente, caracterizam-se por possuírem uma grande volatilidade, portanto pense bem antes de decidir investir nelas. Contudo, independentemente do que decida fazer, lembre-se: perde-se mais com a indecisão que com a decisão errada.
LEIA MAIS