A organização por trás da XLM trabalhará para criar um CBDC para a Ucrânia, bem como ajudará a desenvolver seu ativo digital e infraestrutura de stablecoin com a Stellar.
O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia e a Stellar Development Foundation concordaram em co-desenvolver a estratégia de ativos digitais do país, anunciaram ontem os parceiros .
O acordo vai ver Stellar, a organização por trás da criptomoeda Stellar (XLM), trabalhar para desenvolver a moeda digital do banco central da Ucrânia (CBDC). O Banco Nacional da Ucrânia começou a explorar um CBDC em 2017, de acordo com o comunicado de hoje
LEIA TAMBÉM: Apoiadores da Ripple Apelam à Casa Branca para Classificar XRP Como Uma Moeda Digital
“O Ministério da Transformação Digital está trabalhando na criação do ambiente legal para o desenvolvimento de ativos digitais na Ucrânia. Acreditamos que nossa cooperação com a Stellar Development Foundation contribuirá para o desenvolvimento da indústria de ativos virtuais e sua integração ao ecossistema financeiro global ”, disse Oleksandr Bornyakov, vice-ministro de Transformação Digital para Desenvolvimento de TI.
“Outro aspecto importante desta cooperação é contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura de uma moeda digital nacional ucraniana. A maioria dos principais países do mundo está desenvolvendo suas próprias moedas digitais nacionais ”, acrescentou. “No Ministério, ambicionamos garantir a adaptação do nosso país às inovações tecnológicas e à competitividade no mercado financeiro da Europa de Leste.”
Além de desenvolver um CBDC com base na moeda fiduciária hryvina da Ucrânia, o Stellar ajudará a construir a infraestrutura de ativos virtuais do país e fornecerá suporte para projetos relacionados, bem como ajudará a implementar regulamentação para ativos de moeda estável na Ucrânia. As organizações vão começar a trabalhar neste mês.
O anúncio não indica se a moeda digital da Ucrânia estará no blockchain XLM do Stellar. A Stellar PR para esclarecimentos diz que será atualizada e receberemos uma resposta. o Banco Nacional da Ucrânia mencionou anteriormente o uso de uma “versão privada do blockchain Stellar” em um relatório sobre seu programa piloto de moeda digital em 2019.
A aliança ucraniana vem após uma série de estreias stablecoin apoiadas pelo Stellar em outros países. Em novembro, Stellar fez parceria com a Shift Network para lançar stablecoins na Argentina e no Brasil para ajudar com remessas entre as economias, enquanto dezembro viu Stellar concordar em desenvolver um Euro stablecoin para o Bankhaus von der Heydt da Alemanha (BVDH).
“Acreditamos que os ativos digitais e as moedas digitais nacionais são uma das inovações mais importantes de nossas vidas e estamos entusiasmados por desempenhar um papel na criação da infraestrutura de ativos digitais da Ucrânia”, disse Denelle Dixon, CEO e diretora executiva da Stellar Development Foundation.
“Por meio da liderança do Ministério, a Ucrânia demonstrou seu compromisso em promover um ambiente de inovação para a economia digital”, ela continuou. “Estamos ansiosos para trabalhar com o Ministério e outras partes interessadas para digitalizar o hryvnia, para trazer ferramentas e serviços baseados em Stellar para as pessoas e empresas da Ucrânia e para apresentar novas oportunidades de parceria na Ucrânia para empresas no ecossistema Stellar.”
LEIA TAMBÉM: Dogecoin é a Criptomoeda Favorita de Elon Musk
A Ucrânia foi recentemente classificada em primeiro lugar no Índice de Adoção de criptomoeda Global da Chainalysis, que mede o uso de Bitcoin e outras criptomoedas entre os cidadãos comuns.