A Associação de Bancos Russos está preocupada com o fato de os reguladores serem incapazes de rastrear transações ilícitas de um rublo digital habilitado offline.
A moeda digital do banco central da Rússia, ou CBDC, pode conter uma série de riscos relacionados à cibersegurança e fraude, de acordo com várias instituições financeiras locais.
A Associação de Bancos Russos, ou ARB, divulgou seu feedback oficial sobre o projeto do rublo digital da Rússia em 13 de janeiro.
O estudo incluiu 17 instituições de crédito ABR na Rússia, responsáveis ??por 58% do total de ativos do sistema bancário doméstico. De acordo com o relatório, a maioria dos membros do ARB acredita que os riscos associados ao rublo digital são semelhantes aos de transações sem dinheiro acionadas por contas bancárias e cartões, bem como criptomoedas.
O ARB descreveu especificamente os riscos relacionados à segurança cibernética, alertando que os acordos online são frequentemente vulneráveis ??a ataques como acesso não autorizado a contas de clientes, bem como dados e operações de clientes. Há riscos de roubo de identidade ou roubo de rublo digital por meio do hacking de uma conta pessoal ou de erros de identificação, observou a associação.
De acordo com o ARB, esses riscos de segurança cibernética estão associados a todos os modelos de rublo digital propostos pelo Banco da Rússia até agora.
A associação também identificou alguns riscos relacionados à implementação offline de um rublo digital, incluindo riscos associados à incapacidade dos reguladores de rastrear transações fraudulentas. “Os pagamentos offline reduzem significativamente a possibilidade de detectar e prevenir pagamentos fraudulentos, e esse modelo de rublo digital seria especialmente perigoso”, escreveu o ABR.
O Banco da Rússia divulgou seu primeiro documento de consulta sobre o desenvolvimento de um rublo russo digital em 13 de outubro de 2020. O banco disse que os usuários poderão acessar a moeda digital em suas carteiras eletrônicas e dispositivos móveis, tanto online quanto offline .
Pouco depois de o Banco da Rússia apresentar seus planos para o rublo digital, um alto funcionário do governo presidencial disse que a Rússia não precisa se apressar . Dmitry Peskov, representante especial do presidente da Federação Russa para o desenvolvimento digital e tecnológico, disse que os riscos de um banco central na moeda digital são tão grandes que o país precisa de tempo para examinar a questão.
LEIA TAMBÉM: