Binance estava oficialmente proibido na Rússia há vários meses, mas essa proibição foi revogada. O tribunal distrital da região de Arkhangelsk, na Rússia, suspendeu a proibição de criptomoeda do site Binance no país, informou a agência de notícias local Kommersant hoje.
A decisão original foi proferida pelo tribunal de Mirninsk da mesma região em setembro de 2020, a pedido de um procurador local. Na época, eles alegaram que a distribuição de informações sobre o Bitcoin – que era negociado na Binance – era proibida no país. Isso significa que a Exchange foi bloqueada oficialmente.
Depois de ser confrontado com a contra-apresentação de Binance, o gabinete do promotor simplesmente retirou o caso sem qualquer explicação adicional.
“Essencialmente, não houve consideração do caso. A Exchange restaurou a possibilidade de apresentar uma reclamação contra a decisão do tribunal, após o qual o Ministério Público desistiu da reclamação ”, explicou Alexander Zhuravlev, sócio-gerente do escritório de advocacia EDR.
De acordo com Gleb Kostarev, chefe da Binance Rússia, a bolsa ficou sabendo dos procedimentos no ano passado apenas quando Roskomnadzor, o cão de guarda de telecomunicações do país, notificou que o site da plataforma havia sido adicionado à lista de nomes de domínio que supostamente contêm informações proibidas. Ou seja, o mandado declarou que a Binance estava “distribuindo ilegalmente informações sobre o Bitcoin“.
Mikhail Bautin, sócio do escritório de advocacia Digital Rights Center que representou Binance no tribunal, acrescentou que a ausência de quaisquer notificações do tribunal foi uma “violação processual grosseira”. Além disso, os advogados tiveram que primeiro restabelecer um prazo de apelação – já perdido naquele ponto – antes de realmente apresentarem uma reclamação.
No entanto, apesar do site da Binance ter sido bloqueado oficialmente por mais de três meses – pelo menos no papel – muitos usuários relataram que nunca encontraram problemas para acessar a plataforma.
Estabelecendo um precedente
O advogado e diretor da Binance Alfacash Nikita Soshnikov observou que esses casos são comuns na Rússia, uma vez que tribunais e outras agências não têm definições precisas de criptomoeda.
“Eu realmente espero que esta ordem se torne um precedente e acabe com a prática de bloqueio ilegal de sites relacionados à criptografia”, disse Soshnikov.
De acordo com ele, todos os casos e reivindicações semelhantes feitos por vários promotores distritais foram baseados na falta de uma definição precisa de criptomoeda na legislação, bem como na interpretação errônea das leis existentes sobre informação e na ausência de quaisquer notificações antes da entrada em vigor de ordens judiciais .
“O resultado positivo do Bestchange [uma exchange de criptomoeda russa que foi bloqueada de forma semelhante no passado] e dos casos de bloqueio do Binance, é claro, deve dar um impulso positivo e proteger as empresas de reivindicações semelhantes de agências de aplicação da lei”, resumiu Soshnikov.
Roskomnadzor também bloqueou o acesso à versão russa do LocalBitcoins em outubro. A agência também é conhecida pela guerra que travou contra o Telegram por mais de dois anos – antes de finalmente desistir .