O Fórum Econômico Mundial ( WEF ) acredita que as criptomoedas podem ser essenciais na oferta de serviços financeiros a um terço dos adultos do mundo, aproximadamente 2 bilhões de pessoas, que não possuem conta bancária, conforme reconhecido pelo Banco Mundial. Os sem banco geralmente carecem de ferramentas e serviços de construção de riqueza, e isso coloca em risco seus planos para o futuro.
As criptomoedas estão renovando o mundo financeiro
O problema da ausência de banco não é prevalente apenas nos países em desenvolvimento, mas também nos desenvolvidos. O WEF observou :
“O Federal Reserve descobriu que 22% dos adultos nos Estados Unidos não têm. São cerca de 63 milhões de americanos que não têm nenhuma conta bancária ou dependem de “produtos de serviços financeiros alternativos”, como ordens de pagamento, serviços de desconto de cheques ou empréstimos salariais para atender às suas necessidades financeiras ”.
O mecanismo por trás das criptomoedas é a tecnologia blockchain, que permite aos participantes confirmar as transações na ausência de uma autoridade central. O WEF acredita que esse atributo será fundamental para democratizar o sistema financeiro tradicional e estimular mais inclusão.
Por exemplo, quase um terço dos nigerianos possui alguma forma de criptomoeda, o que lhes permite comprar ou vender bens e enviar fundos através das fronteiras para familiares e amigos.
As criptomoedas ajudam a proteger os bens das pessoas
Stablecoins, que são criptomoedas atreladas a ativos tradicionais como o dólar americano, são fundamentais para proteger os ativos das pessoas. O WEF acrescentou que as criptomoedas fornecem ferramentas e serviços de construção de riqueza, como a tokenização de ações, como Tesla, Amazon e Apple.
De acordo com o anúncio do Fórum Econômico Mundial:
“Porque eles são tokenizados, os usuários podem começar a investir em ações tokenizados com apenas $ 5. Isso é possível porque eles podem comprar porções fracionárias de um token, que inerentemente representam porções fracionárias de uma ação do estoque. ”
Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, juntamente com serviços móveis, como o sistema de pagamento móvel M-Pesa do Quênia, facilitam a economia e os pagamentos. Recentemente, o cofundador da 10T holdings, Dan Tapiero, reconheceu que o Bitcoin estava elevando a cultura de economia da Geração Z.
LEIA TAMBÉM: