A usina nuclear de propriedade do governo da Ucrânia escolheu uma empresa para construir um enorme data center em Rivne para operações de mineração de criptomoedas. Após um processo de licitação, a Energoatom escolheu Kyiv Energy Construction Company para lidar com o projeto de criptomoeda de mineração da usina nuclear.
Operador de Usina Nuclear Espera Lançar o Data Center em 2022
De acordo com documentos oficiais , o data center será baseado na usina nuclear Rivne, depois que a construtora conseguiu 8,92 milhões de Hryvnia ($ 317.620) em financiamento. O único concorrente na licitação foi Ukrenergobudproek. No entanto, eles supostamente fizeram uma oferta cara, disse o meio de comunicação regional Forklog .
A Kyiv Energy Construction Company espera concluir a construção do data center até 31 de agosto de 2022. De acordo com o anúncio, o empreiteiro é obrigado a enviar a documentação que detalha todo o processo. Inclui “registros de estado de host, arquivos eletrônicos e instalações de computação”.
Em termos de detalhes técnicos, a usina nuclear tem capacidade de 2.657 megawatts e foi construída no final dos anos 1970. Além disso, as operações das instalações nucleares estatais começaram no início de 1980.
Em outubro de 2020, a Energoatom também assinou um memorando com uma subsidiária da gigante de mineração de criptomoeda Bitfury. Com o novo data center, a mídia local acredita que os mineradores Bitfury poderiam mover suas operações para as instalações da usina.
O Interesse da Ucrânia na Construção de Data Centers de Criptomoedas de Mineração em Usinas Nucleares
O acordo entre a Energoatom e a Kyiv Energy Construction Company não é surpreendente. Na verdade, o Ministério da Energia da Ucrânia pediu à Energoatom em maio de 2020 para realizar pesquisas para avaliar a viabilidade da mineração de criptomoeda em suas usinas nucleares.
Como um fato anedótico em termos de mineração de criptomoeda em usinas nucleares ucranianas, o Serviço de Segurança do país encontrou equipamento de mineração de criptomoeda ilegal em uma usina nuclear em 2019.
As plataformas de mineração ilegal da instalação foram encontradas na região sul da Ucrânia. Além disso, as investigações determinaram que tais equipamentos ilegais violam um “segredo de estado”.