A polícia no estado de Jahor, na Malásia, prendeu uma gangue de sete homens que roubou 8,6 milhões de ringgits malaios (US $ 2,15 milhões) em eletricidade para minerar bitcoin e outras criptomoedas.
A polícia disse que apreendeu 1.746 máquinas de mineração de bitcoin ( BTC ) em 21 instalações em batidas realizadas entre 15 de fevereiro e 16 de fevereiro, informou o Malay Mail . Os mineiros têm um valor combinado de 2,6 milhões de ringgits (US $ 650.000).
Sete suspeitos locais com idades entre 24 e 64 anos foram presos na operação, que envolvia a empresa de energia doméstica Tenaga Nasional Berhad (TNB).
Leia também: Usuário de Criptomoeda Constrói uma Plataforma de Mineração na Parte Traseira de seu BMW i8
Leia também: Bitcoin Torna-se no 6º Ativo Mais Valioso do Mundo
“O sindicato, que está ativo desde o início do ano passado, realizou suas atividades no último andar de um armazém para evitar a detecção pelas autoridades”, disse o chefe de polícia de Johor, Datuk Ayob Khan Mydin Pitchay.
Ayob Khan acrescentou que a polícia ainda está investigando a operação, cujo suposto autor intelectual e outros membros de gangue ainda estão foragidos.
“Os investigadores não descartam a possibilidade de que o sindicato também tenha vínculos com sindicatos em outros estados que realizam o mesmo modus operandi usado em suas atividades de mineração de bitcoin”, disse ele.
De acordo com Johor TNB, no ano passado a empresa de eletricidade sofreu perdas de cerca de 90 milhões de ringgits (US $ 22,5 milhões) com roubos de energia relacionados à mineração de bitcoin.
Leia também: Ucrânia vai Instalar um Data Center de Mineração de Criptomoeda em Grande Escala em uma Usina Nuclear
Leia também: Ladrões Armados Roubam $ 93.000 em Bitcoin no Paquistão