Os NFTs se tornaram uma das tendências de criptomoeda mais quentes de 2021, com vendas globais de até 55% desde 2020, passando de US $ 250 milhões para US $ 389 milhões. Veja como você pode criar, comprar e vender esses ativos digitais populares.
Tokens não fungíveis (NFTs), que são ativos de criptomoedas colecionáveis ??exclusivos, já existiam em 2012, quando o conceito de moedas coloridas Bitcoin surgiu pela primeira vez. Essas moedas eram simplesmente satoshis – pequenas frações de um bitcoin – marcadas ou “coloridas” com informações distintas que poderiam vincular as moedas a ativos do mundo real, como “este satoshi representa $ 500 do prédio de escritórios de John Doe em Nova York”. Na maior parte, no entanto, as moedas coloridas foram usadas para criar e negociar arte como cartões digitais “ Rare Pepe ” no Counterparty, uma plataforma de negociação ponto a ponto construída sobre o blockchain do Bitcoin.
Essas imagens de sapo de desenho animado adaptadas de um meme viral da Internet foram alguns dos primeiros exemplos de arte digital exclusiva ligada a tokens de criptomoedas. Isso pavimentou o caminho para a concepção e criação de novos padrões de tokens não fungíveis – um conjunto de blocos de construção de blockchain que permite aos desenvolvedores criar seus próprios NFTs.
Os NFTs podem ser usados ??para representar virtualmente qualquer tipo de item real ou intangível, incluindo:
- Obra de arte
- Itens virtuais em videogames, como skins, moeda virtual, armas e avatares
- Música
- Colecionáveis ??(por exemplo, cartões comerciais digitais)
- Ativos tokenizados do mundo real, de imóveis e carros a cavalos de corrida e tênis de grife
- Terreno virtual
- Imagens de vídeo de momentos esportivos icônicos
Como criar NFTs
A criação de sua própria arte NFT, seja um GIF ou uma imagem, é um processo relativamente simples e não requer amplo conhecimento da indústria de criptomoeda. A arte do NFT também pode ser usada para criar itens colecionáveis, como conjuntos de cartões digitais.
Antes de começar, você precisará decidir em qual blockchain deseja emitir seus NFTs. Ethereum é atualmente o principal serviço de blockchain para emissão de NFT. No entanto, há uma série de outros blockchains que estão se tornando cada vez mais populares , incluindo:
- Binance Smart Chain
- Flow by Dapper Labs
- Tron
- EOS
- Polkadot
- Tezos
- Cosmos
- WAX
Cada blockchain tem seu próprio padrão de token NFT separado, serviços de carteira compatíveis e mercados. Por exemplo, se você criar NFTs no topo da Binance Smart Chain , você só poderá vendê-los em plataformas que suportam ativos Binance Smart Chain. Isso significa que você não seria capaz de vendê-los em algo como VIV3 – um mercado baseado em blockchain do Flow – ou OpenSea que é um mercado NFT baseado em Ethereum.
Como Ethereum tem o maior ecossistema NFT, aqui está o que você precisa para cunhar sua própria arte, música ou vídeo NFT no blockchain Ethereum:
- Uma carteira Ethereum compatível com ERC-721 (o padrão de token NFT baseado em Ethereum), como MetaMask, Trust Wallet ou Coinbase Wallet.
- Cerca de $ 50- $ 100 em Ether (ETH). Se você estiver usando a carteira da Coinbase, pode comprar ether da plataforma com dólares americanos, libras esterlinas e outras moedas fiduciárias. Caso contrário, você precisará comprar o ether em uma exchange de criptomoedas.
Depois de ter isso, há uma série de plataformas centradas em NFT que permitem que você conecte sua carteira e carregue sua imagem ou arquivo escolhido que deseja transformar em um NFT.
Os principais mercados de Ethereum NFT incluem:
O Makersplace também permite que você crie seus próprios NFTs, mas você precisa se registrar para se tornar um artista listado na plataforma com antecedência.
OpenSea, Rarible e Mintable têm um botão “criar” no canto superior direito.
Veja como funciona o processo no OpenSea, atualmente o maior mercado NFT baseado em Ethereum.
Clicar no botão “criar” (azul) o levará a uma tela que pede para você conectar sua carteira baseada em Ethereum. Depois de inserir a senha da carteira quando solicitada, ela conectará automaticamente a carteira ao marketplace. Você pode ter que assinar digitalmente uma mensagem em sua carteira Ethereum para provar que você possui o endereço da carteira, mas é só clicar para continuar.
A assinatura digital de uma mensagem não incorre em taxas, é apenas para mostrar que você detém a carteira.