O presidente do banco VTB da Rússia, Andrey Kostin, disse em um fórum de negócios russo-chinês em Xangai na semana passada que o yuan chinês substituirá o dólar americano como reserva mundial e moeda de liquidação nos próximos 10 anos.
“A China é agora a segunda maior economia do mundo e em breve se tornará a primeira”, disse ele, segundo a Sputnik. O executivo acrescentou:
Há todos os motivos para esperar que o yuan chinês substitua o dólar americano como a principal reserva mundial e moeda de liquidação já na próxima década.
Na verdade, o banco central da Rússia já está investindo suas reservas em yuan, e mais de 70% do volume de negócios entre a Rússia e a China é liquidado em yuan junto com o rublo”, continuou Kostin.
O presidente do VTB Bank explicou que o sistema monetário e financeiro que existe há décadas garante a hegemonia dos EUA e seus aliados ocidentais, com o USD e o euro respondendo por três quartos dos assentamentos globais. Ele enfatizou que enquanto o dólar é a principal moeda de reserva do mundo, o Ocidente coletivo, particularmente os EUA, tem usado o dólar como arma.
Em fevereiro, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções “sem precedentes” e “amplas” contra o VTB Bank e o Sberbank os dois maiores bancos da Rússia.
Rússia e China vêm fortalecendo cada vez mais seus laços econômicos e utilizando suas moedas nacionais em transações comerciais. Em abril, o yuan chinês ultrapassou o dólar americano como a moeda mais negociada na Rússia. Espera-se que essa tendência continue no futuro, pois ambos os países buscam reduzir sua dependência do dólar americano.
Várias pessoas alertaram que o armamento do dólar americano levará o dólar a perder seu status de moeda de reserva global . Um número crescente de países está pressionando pelo uso de moedas nacionais para reduzir sua dependência do dólar americano. O bloco econômico BRICS tem intensificado seus esforços de desdolarização e propôs uma moeda comum. Dez nações do Sudeste Asiático concordaram em promover o uso de moedas nacionais e, recentemente, altos funcionários de nove países asiáticos se reuniram no Irã para discutir medidas de desdolarização. No entanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) não vê uma “ mudança rápida ” nas reservas em dólares, apesar da crescente tendência de desdolarização.
LEIA TAMBÉM
Preço do Bitcoin Retorna ao Nível de $28,000 Após Um Mês Instável
Banco Pede que Clientes Expliquem Porque Estão Levantando seu Próprio Dinheiro