O Ministério do Investimento da Arábia Saudita assinou um acordo de $5,6 bilhões com a fabricante chinesa de carros elétricos Human Horizons. As duas partes vão colaborar no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos, de acordo com uma declaração da agência de notícias estatal saudita. O novo acordo também pode fortalecer as relações entre a Arábia Saudita e a China, pois a nação do Médio Oriente busca ingressar no BRICS.
Mais de $10 bilhões em investimentos foram assinados no primeiro dia de uma conferência de negócios árabe-chinesa em Riade no domingo. Esses acordos abrangem tecnologia, energia renovável, agricultura, imobiliário, metais, turismo e saúde. O mais recente acordo englobará todos estes.
Com o interesse da Arábia Saudita em aderir ao BRICS aumentando, o novo acordo com a China é um passo na direção certa para desenvolver ainda mais a sua relação com o país fundador do BRICS. Há um impulso para aumentar os investimentos em setores não petrolíferos como parte da agenda de diversificação do reino. Espera-se que a Arábia Saudita seja um novo membro do BRICS quando o BRICS+ for estabelecido.
A Human Horizons fabrica veículos elétricos sob a marca HiPhi na China. O investimento estrangeiro direto chinês nos mercados árabes atingiu $23 bilhões em 2021, dos quais $3,5 bilhões foram na Arábia Saudita, segundo a declaração saudita.
Leia também: BRICS: França Pode Se Tornar no Primeiro País Europeu a Entrar na Aliança
Leia também: BRICS: 16 Países Asiáticos Pretendem Abandonar o Dólar Americano