Os dados mais recentes da Reuters mostram que o dólar americano caiu frente a oito das nove principais moedas em 2025. Enquanto as moedas de referência enfraqueceram após a vitória de Trump na eleição de novembro, a situação mudou completamente depois de sua posse em janeiro. Trump ameaçou repetidamente os países do BRICS e outros com consequências comerciais através de tarifas, caso deixassem de usar o dólar americano.
O dólar americano teve uma queda em relação a todas as moedas importantes neste ano, mas só superou o dólar canadense por uma margem pequena de 0,1%. Embora a aliança dos BRICS não tenha conseguido derrubar o dólar americano, a moeda primária agora está se autossabotando por meio das tarifas. A seguir, a lista das principais moedas contra as quais o dólar americano depreciou em 2025:
- Coroa sueca -8,6%
- Coroa norueguesa -6,5%
- Iene japonês -6,2%
- Euro -5,7%
- Libra esterlina -3,6%
- Franco suíço -2,6%
- Dólar neozelandês -2,44%
- Dólar australiano -2,03%

BRICS: Dólar Americano Cai Frente a 8 das 9 Principais Moedas
O índice DXY, que mede o desempenho do dólar americano em relação a uma cesta de seis moedas de referência, caiu para a marca de 103,60. O dólar americano está com uma queda acumulada de cerca de 4,65% neste ano, a maior baixa dos últimos tempos. O mesmo recuou de uma alta de 109,60 para uma baixa de 103,20 neste ano, 2025. Os BRICS não tiveram papel no enfraquecimento do dólar americano; a moeda foi sufocada pela Casa Branca.
As tarifas impostas por Trump estão enfraquecendo o dólar, enquanto outras moedas de referência se valorizam nos mercados de câmbio. Como os BRICS agora permanecem à margem, o dólar americano ainda enfrenta resistência à medida que as guerras comerciais se intensificam. Aliados dos EUA, incluindo muitos países da Europa, repudiam as tarifas de Trump, pois estas desmontam os laços amistosos forjados ao longo de gerações. A amargura está evidente, com líderes da União Europeia pedindo que a UE reduza a dependência dos EUA.
Leia também: Tendências Macroeconômicas Apontam para Bitcoin a US$ 110 Mil Antes de Possível Queda, , afirma Arthur Hayes
Leia também: Paquistão Considera Mineração de Bitcoin para Aproveitar Excedente de Energia