A Índia, membro do BRICS, comprou petróleo dos Emirados Árabes Unidos usando sua moeda nacional pela primeira vez. Em Julho, surgiram relatos de que a Índia e os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo que permitia ao membro do BRICS utilizar rúpias em vez do dólar americano ao negociar com o país do Médio Oriente.
Na semana passada, as duas nações parecem ter começado a negociar usando as suas moedas locais depois que a empresa de energia Indian Oil fez pagamentos em rúpias pela compra de um milhão de barris de petróleo da estatal Abu Dhabi National Oil Company, relata a Reuters .
A Índia não é a única nação do BRICS a comprar energia dos Emirados Árabes Unidos sem passar pelo dólar americano.
Em março, a empresa de petróleo e gás China National Offshore Oil Corporation teria pago em yuans para importar 65 mil toneladas de gás natural liquefeito dos Emirados Árabes Unidos.
Entretanto, em Maio, a China revelou que assinou acordos de liquidação monetária global no valor de 582,3 mil milhões de dólares que utilizarão exclusivamente o yuan. Os Emirados Árabes Unidos são um dos países que assinaram o acordo com o gigante asiático, juntamente com Rússia, Venezuela, Omã, Bahrein, Catar, Kuwait e Arábia Saudita.
Os recentes movimentos da China e da Índia sublinham o esforço global dos BRICS para abandonar o dólar americano.
O BRICS é uma aliança econômica composta por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Leia também: Cúpula do BRICS no Próximo Ano Reunirá mais de 5 Líderes, Prevê Diplomata Russo
Leia também: BRICS Desenvolve Novo Sistema de Pagamento Para Acabar Com a Dependência do Dólar Americano