Mais um morde a poeira. David Marcus deixou o cargo de chefe da Novi, a divisão de fintech da Meta/Facebook. A primeira ordem de negócios da empresa foi criar uma criptomoeda, mas os reguladores de todo o mundo não estavam interessados na ideia.
Depois de alguns erros e mudanças de nome, eles finalmente lançaram uma carteira chamada Novi para pouca alarde. A moeda, agora chamada Diem, ainda está em desenvolvimento e inédita.
David Marcus se despede
Esta não é a primeira vez que isso acontece, outros altos executivos abandonaram o navio da Meta ao longo dos anos. A CNBC recapitula:
A saída de Marcus segue a de outros executivos-chave que lideraram os esforços malfadados do Facebook em blockchain. O fundador do projeto Morgan Beller deixou a empresa em setembro de 2020 para entrar em capital de risco. Kevin Weil, outro dos fundadores do projeto, saiu em março para se juntar à Planet, uma empresa de São Francisco.”
A ex-CEO da Upwork, Stephane Kasriel, substituirá David Marcus, que em uma postagem no Facebook anunciando sua saída disse:
“A única coisa de que mais me orgulho durante meu tempo aqui é a incrível equipe que reunimos nos últimos três anos. Este é o grupo de humanos mais resiliente, apaixonado, determinado e talentoso com quem já trabalhei. Acho conforto e confiança em saber que eles continuarão a executar nossa importante missão bem sob a liderança de Stephane Kasriel, e mal posso esperar para testemunhar isso de fora.”
Mark Zuckerberg respondeu a David Marcus:
“Aprendi muito trabalhando com você e sou muito grato por tudo o que você fez por este lugar. Não teríamos dado um balanço tão grande na Diem sem a sua liderança e sou grato por você ter feito da Meta um lugar onde fazemos essas grandes apostas. Você construiu uma ótima equipe e, embora eu sinta falta de trabalhar com você, estou ansioso para trabalhar com Stephane para liderar a equipe daqui para frente.”
I am so honored for the opportunity to lead the awesome @novi team, and look forward to continuing to build products and services that allow more access for people and businesses to the financial system and digital economy.
— Stephane Kasriel (@skasriel) November 30, 2021
Por sua vez, Stephane Kasriel disse via Twitter:
“Estou muito honrado pela oportunidade de liderar a incrível equipe Novi e estou ansioso para continuar a construir produtos e serviços que permitam mais acesso de pessoas e empresas ao sistema financeiro e à economia digital.”
Qual é o problema com Libra/Calibra/Novi/Diem?
Depois de muitas iterações, Diem agora é um protótipo de moeda estável. Por sua vez, a Novi, a carteira, só está disponível nos Estados Unidos e na Guatemala. O Facebook/Meta está executando um programa piloto para testar a tecnologia e coletar dados. Eles estão tentando roubar o mercado de remessas na Guatemala, que constitui 14% do PIB do condado. Usando a carteira Novi, é quase grátis.
Hoje em dia, o Facebook/Meta está usando o Paxos stablecoin USDP como padrão. Sobre isso, David Marcus disse via Twitter. “O USDP é uma stablecoin bem projetada que opera com sucesso há mais de três anos e possui importantes atributos regulatórios e de proteção ao consumidor.
Quero deixar claro que nosso apoio ao Diem não mudou e pretendemos lançar o Novi com o Diem assim que ele receber aprovação regulatória e entrar em operação. Nós nos preocupamos com a interoperabilidade e queremos fazer isso direito.”
No entanto, a Diem receberá aprovação regulatória? Para Facebook/Meta, essa é a pergunta do Trilhões de Dólares. A reputação da empresa em relação ao manuseio de dados pessoais está dificultando toda a operação. E, bem, os governos de todo o mundo não parecem querer uma empresa como o Facebook responsável pelo dinheiro. E, bem, o projeto está em todo o lugar desde o início. Nenhuma ofensa a David Marcus, que afirma ser o “Co-criador e membro do Conselho” da Diem.
O slogan do projeto é “Construir uma rede financeira confiável e inovadora que capacite pessoas e empresas em todo o mundo”. E, bem, isso é Bitcoin. Por que eles simplesmente não se conectam à rede monetária aberta vencedora? Porque Meta quer estar no controle da oferta monetária. E é isso que o governo de todo o mundo está tentando evitar.
LEIA TAMBÉM
Banco da América: O Metaverso é uma Enorme Oportunidade para a Indústria de Criptomoedas
Bitcoin Supera PayPal em Volume de Transacções e Pode Superar Mastercard em 5 Anos