A MoneyGram firmou uma parceria com a Stellar Development Foundation que permitirá aos usuários da gigante de pagamentos internacionais efectuar pagamentos em moedas digitais através de moedas locais.
Na prática, a MoneyGram utilizará a moeda estável (stablecoin) USDC para liquidar os pagamentos e converter estes mesmos pagamentos para as moedas locais dos usuários.
“…Estamos especialmente optimistas quanto ao potencial das moedas estáveis…”
A parceria surge meses após a MoneyGram ter firmado uma aliança com a exchange CoinMe, possibilitando a empresa de pagamentos começar a aceitar o Bitcoin nos seus serviços, isto em Maio último.
Em reacção a recente parceria e também falando sobre a nova tendência de adopção das stablecoins, o CEO da MoneyGram, Alex Holmes, disse:
À medida que as criptomoedas e as moedas digitais ganham destaque, estamos especialmente optimistas quanto ao potencial das moedas estáveis como um método para agilizar os pagamentos internacionais.
Por seu turno, a empresa responsável pela stablecoin USDC, a Circle, reagiu a recente parceria dizendo:
O advento de moedas digitais em dólar confiável como a USDC, que é projectado para apoiar e promover a concorrência aberta para os pagamentos, é um factor chave para permitir não apenas a inclusão financeira, mas também para construir modelos colaborativos que criam efeitos de rede, crescente aceitação no mercado e utilidade.
A empresa acrescentou ainda dizendo:
Agora, incluir caminhos viáveis para pontos globais de entrada e saída de dinheiro para remessas denominadas em USDC na rede MoneyGram é uma ponte importante entre a economia digital em expansão e os casos de uso do mundo real.
A criação de moeda digital para pontos de câmbio fiduciários por meio da rede MoneyGram não só aumentará o perímetro dos pagamentos, como também melhorará o acesso.
Com esta parceria, a MoneyGram actuará como uma porta de saída para a USDC, isto é, para a obtenção de dinheiro fiduciário e vice-versa.
Sobre a MoneyGram
A MoneyGram é uma empresa dedicada a transferência de dinheiro e pagamentos P2P, e que fornece os seus serviços a indivíduos e empresas por meio de uma rede de agentes e instituições financeiras em todo o mundo.
Em 2014, a empresa ocupava o segundo lugar como a segunda maior provedora de transferências de dinheiro do mundo. Actualmente, a MoneyGram opera em mais de 200 países e territórios e conta com uma rede global de cerca de 347.000 escritórios de agentes.