A Suprema Corte da província de Sindh, Paquistão, ordenou as entidades competentes do país a desenvolver regulamentações para criptomoedas e estabeleceu de imediato um comitê para averiguar a legalidade de tais regulamentações de acordo a lei que vigora no país.
O Tribunal Superior instruiu o comitê a criar as leis em apenas três meses. O mesmo será constituído por representantes do Ministério das Finanças, do Banco Central do Paquistão, Ministério de Tecnologia da Informação, da Autoridade de Telecomunicações do Paquistão e da Comissão de Segurança e Troca do Paquistão.
Esta decisão surge para refutar a proibição contras as criptomoedas emitida em 2018 pelo Banco Central do Paquistão (SBP). Na altura, o banco central do país declarou o seguinte:
“Moedas virtuais, moedas, tokens não são reconhecidas como uma licitação legal nem o SBP autorizou ou licenciou qualquer indivíduo ou entidade para a emissão, venda, compra, troca ou investimento em tais moedas virtuais / moedas / tokens no Paquistão,”
De acordo com um portal de notícia, a Medida visa também regulamentar as negociações de criptomoedas para “evitar e prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo ou outras actividades ilegais” que ocorrem por meio desta prática.
É importante frisar que nada ainda está definido. No momento, a preocupação é decidir se o Paquistão permitirá ou não quaisquer transações comerciais de qualquer tipo em criptomoeda.
Esta decisão será tomada após o comitê terminar as suas análises. Caso a opinião seja contra o comércio de criptomoeda, informará ao Ministério da Fazenda explicando as razões que farão tomar tal decisão.
Caso seja a favor, o comitê encaminhar as suas recomendações ao Ministério das Finanças juntamente com a proposta de lei que, posteriormente, poderá ser analisada e ajustada de acordo com as leis do Paquistão.
A Suprema Corte de Sindh esclareceu que a decisão de permitir ou não qualquer forma de negócios com criptomoedas deverá ser uma tomada exclusivamente pela política do governo federal.
LEIA TAMBÉM
Baleia Transfere 474 Bilhão de Kwanzas em Bitcoin e Paga 28 Kwanza Pela Transação
CoinMarketCap Sofre Ataque Cibernético e mais de 3 Milhões de E-mails são Expostos
O Preço do Bitcoin Pode Chegar a US$ 90.000, Dizem os Estrategistas da Fundstrat