Vitalik Buterin, o pioneiro da blockchain Ethereum, não é fã do maximalismo do Bitcoin. Em vários casos, incluindo no ano passado, quando El Salvador adotou o Bitcoin como moeda legal, Buterin ridicularizou os maximalistas do Bitcoin dizendo que têm uma mente muito fechada.
No entanto, em sua última postagem no blog privado, Buterin parece ter mudado de ideia para o maximalismo do Bitcoin. Ele defende a opinião de que a postura filosófica tem um forte papel a desempenhar no avanço da tecnologia blockchain e na adoção de criptomoedas.
Buterin faz um caso “Em defesa do maximalismo do Bitcoin”
Buterin começa o artigo observando que os maximalistas do Bitcoin obtiveram erroneamente uma má reputação da mídia. A descrição da cultura como tóxica é injusta com o que ela representa, que é a defesa da liberdade em “um mundo perigoso”.
O mundo, e especialmente o universo de criptomoedas, está cheio de maus atores e golpes. Da mesma forma, há uma abundância de pressão externa para mudar os princípios fundamentais da tecnologia blockchain que o Bitcoin é referência. Governos e megacorporações estão constantemente buscando explorar a tecnologia em seu benefício.
Criptoativos como o Bitcoin têm vantagens culturais e estruturais reais que os tornam ativos poderosos que valem a pena manter e usar, disse ele.
Para defender adequadamente a liberdade, Buterin afirmou que o Bitcoin precisava de dois ingredientes principais, ou seja, uma pilha de tecnologia robusta e defensável e uma cultura robusta e defensável (maximalismo).
Portanto, os maximalistas são uma raça necessária para se opor à cooptação do Bitcoin e garantir que ele continue a servir aos desbancarizados e as pessoas com pouco capital.
Para cumprir seu papel, os maximalistas têm rejeitado firmemente as mudanças que introduzirão complexidade desnecessária ao protocolo Bitcoin na camada de tecnologia, revelou Buterin.
Na comunidade também, a postura rígida e maximalista por trás do Bitcoin serviu para alertar os recém-chegados sobre os perigos no mercado de criptomoedas.
A lição do dia: “Seja um maximalista”
É digno de nota que o termo maximalismo do Bitcoin tem uma história de origem que remonta a Buterin em 2014.
Na época, ele cunhou o termo para criticar a antipatia geral no universo de criptomoedas que era predominantemente do Bitcoin para o lançamento de outras criptomoedas.
Apesar de suas dúvidas anteriores sobre o maximalismo do Bitcoin, Buterin agora está afirmando que todos precisam ser maximalistas para algo em que acreditam.
É melhor ofender milhões defendendo agressivamente o que você acredita do que tentar manter todos felizes e acabar defendendo nada. Seja corajoso. Lute pelos seus valores. Seja um maximalista.
Artigo sobre Maximalismo do Bitcoin disponível no Blog do Vitalik Blog do Vitalik Buterin
Leia também: 19 Milhões de Bitcoin Foram Minerados, Restam Apenas 2 milhões
Leia também: CBDC Jamaicana Planeia Incluir Cidadão Fora do Sistema Financeiro
Leia também: Tether (USDT) Emitido na Avalanche (AVAX) Atinge US$351 Milhões