O líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy, disse à CNBC na terça-feira que gosta da natureza descentralizada e da segurança do bitcoin.
“Eu gosto de bitcoin” e da segurança da tec0nologia blockchain ledger atrás de criptomoedas, disse o republicano da Califórnia, enquanto critica os planos do Facebook para uma moeda digital Libra antes das audiências no Capitólio esta semana.
Libra será atrelada a uma cesta de dinheiro apoiada pelo governo, em comparação com o bitcoin, que é altamente volátil em termos de preço e deriva de fatores, incluindo sua capacidade de permitir pagamentos globais, anônimos, instantâneos e como um investimento.
Ninguém controla o bitcoin.
McCarthy, no entanto, disse que o bitcoin não está onde precisa estar ainda, aludindo aos riscos de criptomoedas serem usadas por criminosos e lavadores de dinheiro.
Enquanto Libra promete mais estabilidade, McCarthy continua preocupado.
“Quando estou no Facebook, não sou o cliente, sou o produto”, disse ele. “O Facebook é gratuito porque eles vendem seus dados para ganhar dinheiro. Agora eles querem entrar no negócio, e eles não são bitcoin, neste Libra. Eles não são descentralizados ”.
Nas audiências de Libra do Comitê Bancário do Senado na terça-feira e dos Serviços Financeiros da Câmara na quarta-feira, McCarthy disse que está procurando a gigante das mídias sociais para lidar com seu potencial comportamento anti-competitivo.
“Eu quero ver a descentralização porque Libra me preocupa que eles vão controlar o mercado”, disse McCarthy.
Para resolver essas preocupações, o Facebook criou o Libra para ser administrado por um consórcio sem fins lucrativos apoiado por uma série de empresas e organizações, incluindo as empresas de pagamento Visa e PayPal, além dos gigantes de tecnologia eBay, Lyft, Spotify e Uber.
O senador republicano Pat Toomey se desviou das visões críticas de McCarthy e do governo Trump sobre Libra, dizendo à CNBC em uma entrevista separada na terça-feira que a moeda digital planejada do Facebook deveria ter uma chance.
“Não quero presumir de antemão que precisamos evitar o desenvolvimento de novas inovações”, ofereceu Toomey.
No entanto, o senador da Pensilvânia acrescentou que ele quer saber a real motivação por trás do Libra porque o Facebook disse que não se trata de ganhar dinheiro.