No âmbito do seu programa de inclusão financeira N’Zimbu, o BNA lançou um RFI com o objetivo de incluir cada vez mais a populção no sistema financeiro.
A finalidade deste Pedido de Informação (RFI) é a obtenção de informações tendentes a orientar o Banco Nacional de Angola (BNA), na selecção de uma empresa sólida, de reconhecida idoneidade e experiência na gestão e operação de Sistemas de Compensação e switch’s para as Transferências Móveis e Instantâneas.
Findo o processo de Request For Proposal (RFP), a empresa seleccionada deverá fornecer uma infraestrutura centralizada de compensação e de Switch para assegurar a interoperabilidade para as transferências móveis e instantâneas entre os participantes do STMI, designada por “Entidade Integradora”. A Entidade Integradora terá o papel de operador tecnológico.
Como Switch central do STMI, serão participantes da Entidade Integradora (EI), vários actores, nomeadamente, Bancos, operadoras móveis, instituições financeiras não bancárias, fintechs, e seus clientes, para que possam enviar, receber, processar fundos e documentos através de um canal comum.
O BNA também acrescenta que a EI deverá possuir uma estrutura flexível e aberta de participação, a fim de garantir o acesso e o surgimento de participantes que ofereçam serviços inovadores, diferenciados e que atendam às necessidades dos consumidores finais, com vista a desenvolver um ecossistema de transferências móveis e instantâneas, eficiente, competitivo, seguro, aberto a todas as Instituições de Pagamento, Fintechs, outros negócios inovadores e sem tratamento discriminatório.
Processo de Selecção
O processo de selecção do operador tecnológico para a EI seguirá o seguinte cronograma:
Como participar
As empresas interessadas em participar neste RFI, devem manifestar essa intenção por via de uma declaração escrita (Anexo I), remetida para o endereço electrónico dsp.rfi@bna.ao ate? dia 10 de Junho de 2020.
Para saber sobre o processo de seleção e regras de participação leia o Request of Infomation clicando aqui