O mercado das criptomoedas e o Bitcoin de, modo particular, têm enfrentado uma grande pressão de venda nos últimos dias. O preço do Bitcoin atingiu um novo recorde de US $ 24.000 com grande impulso dos investidores institucionais e grandes empresas como o PayPal e por isso 2021 parece ser um ano promissor.
Apesar de alguns analistas afirmarem que o Bitcoin está sobrecomprado e que por conta disso poderá enfrentar correções, o mercado espera considera que a alta continuará a longo prazo.
Garrick Hileman, chefe de pesquisa da Blockchain.com, acredita que a moeda poderá atingir os US $ 54.000 em 2021. A previsão de Hileman é baseada na adoção mais ampla liderada por investidores institucionais, com o número de pessoas que possuem criptomoedas excedendo 100 milhões.
Acredito que o bitcoin se tornará um activo de trilhões de dólares já no próximo ano.
Garrick Hileman
Michael Novogratz, famoso gerente de fundos de hedge, falando sobre a tendência alta do Bitcoin, disse que a criptomoeda poderia ofuscar o ouro nos próximos anos.
É fácil para mim ver o bitcoin em US $ 50.000 no ano que vem
Michael Novogratz
Factores que podem impulsionar o preço do Bitcoin
A adoção e o reconhecimento de grandes investidores e empresas de Wall Street são a principal força motriz por trás da alta do Bitcoin em 2020. Seguindo empresas como Grayscale, PayPal e Square, a Ruffer com sede no Reino Unido confirmou que comprou cerca de 550 milhões de libras em Bitcoin, totalizando 2,7% dos activos da empresa.
O Bitcoin é uma das poucas coisas que se beneficiam da pandemia. As preocupações com a recessão econômica e a inflação levaram muitas pessoas a aderir à moeda, que é sugestiva pela sua oferta limitada no mercado. Só para se ter uma ideia, o próprio presidente do Fed, Jerome Powell, já admitiu que é possível que haja uma alta inflação em consequência da pandemia.
A crise de liquidez é outro factor que poderá aumentar o preço do Bitcoin e do resto das criptomoedas. Percebe-se que o número de Bitcoins armazenados nas bolsas está em queda acentuada desde fevereiro e A MicroStrategy acabou de anunciar que comprou 30.000 Bitcoins.
Quer dizer, agora a baleia Bitcoin líder tem 70.000 Bitcoins e Com as baleias a aumentarem o seu ritmo de compra de Bitcoins, a Chainalysis estima que haja apenas 3,4 milhões de Bitcoins actualmente líquidos para investidores.
A candidatura da Coinbase à IPO será também um marco para toda a indústria se tornar dominante e regulamentada. Ou seja, o Bitcoin já não é uma bolha, mas um activo com potencial para tornar-se numa moeda global.
Então o preço do Bitcoin subirá ainda mais em 2021?
Ainda não sabemos o que nos espera em 2021. Não dá para prever taxativamente, mas, alguns detalhes podem ajudar-nos a “prever” o comportamento do mercado.
As incertezas, por exemplo, poderão pressionar as pessoas a alocar melhor os seus fundos para evitarem os riscos e, portanto, espera-se que o valor do Bitcoin obtenha maior reconhecimento no futuro.
No entanto, o Bitcoin é um activo com alta volatilidade, então os comerciantes devem ter muito cuidado com as grandes oscilações do seu preço e gerir as suas posições. Mas, esta mesma volatilidade representa também oportunidades de ganhar dinheiro. Ou seja, investir é sempre uma faca de dois gumes. Mas, se a luta continua, então a vitória é certa.