Um especialista em cibersegurança afiliado ao estado alertou sobre os hackers que exploram as instalações de TI do governo russo para minerar criptomoedas. O vice-diretor do Centro Nacional de Coordenação de Incidentes com Computadores acredita que esses agentes de ameaças têm estado muito ativos nos últimos tempos.
O cenário global de cibersegurança permanece ‘tenso’
De acordo com a TASS , Nikolai Murashov apontou que os hackers conseguiram injetar malware desconhecido na infraestrutura de entidades governamentais russas, instituições médicas, empresas de defesa e até institutos de pesquisa.
Os cibercriminosos procuram então recursos de TI para usar na mineração ilícita de criptos. Ele adicionou:
Pela primeira vez, houve casos de introdução de software malicioso que criptografa dados do usuário na infraestrutura de informações de instituições médicas.
No entanto, o especialista não deu mais detalhes sobre os ataques durante seu discurso no XXIII Fórum Nacional de Segurança da Informação “Infoforum-2021” em Moscou. Além disso, ele não esclareceu se alguns desses ataques estão relacionados a incidentes de ransomware.
Murashov levantou bandeiras vermelhas no cenário global de cibersegurança, por considerá-lo atualmente “tenso”. Ele apóia sua declaração dizendo que os hackers têm almejado ativamente os órgãos do governo em toda a linha para “roubar informações”.
O Centro de Coordenação Nacional para Incidentes de Computador foi criado pelo Serviço de Segurança Federal (FSB) em 2018. Entre suas tarefas estão a detecção, alerta e mitigação de ataques cibernéticos na Rússia.
Relatório: A mineração de criptomoeda é um método importante de financiamento para hackers
Mas a mineração de criptomoedas continua sendo um tipo de ataque cibernético discreto nos tempos atuais. Pelo menos, essa é uma das descobertas publicadas pela empresa de segurança cibernética Group-IB em seu relatório “Hi-Tech Crime Trends 2020–2021”.
De acordo com a empresa, a mineração de criptomoeda não é um método altamente atraente para os atores da ameaça fornecerem financiamento, pelo menos na Rússia.
Na verdade, os hackers dependem ativamente da criptomoeda de malware e, em seguida, ameaçam vazar as informações criptografadas, pedindo um pagamento de resgate.