Na conferência de inovação Bank of International Settlements, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, referiu-se às criptomoedas e sua posição em relação ao dólar e o ouro.
Para Powell, ativos como bitcoin apresentam flutuações muito altas em seu preço e não têm “valor subjacente”, o presidente do FED disse o seguinte:
Criptoativos são altamente voláteis – repare o bitcoin – e, portanto, não são realmente úteis como reserva de valor. Eles não são apoiados por nada. Eles são mais um trunfo para especulação.
Desta vez, ele afirmou que o bitcoin e as criptomoedas poderiam substituir o ouro. Pela primeira vez, Powell parecia sugerir que o bitcoin era uma parte legítima dos mercados globais.
No entanto, seu foco principal está no stablecoin e no potencial de criar um novo sistema com uma melhor experiência para o consumidor. Powell disse:
As Stablecoins podem ter um papel a desempenhar com a regulamentação apropriada, mas esse papel não será o de formar a base de um novo sistema monetário global. Uma moeda global regida pelos incentivos de uma empresa privada é algo que merecerá e receberá o mais alto nível de expectativas regulatórias.
Tudo pronto para mais valorização do preço BTC
O analista Ben Lilly publicou um relatório sobre os principais eventos que podem definir as perspectivas de preço do bitcoin para os próximos dias. O analista acredita que a intervenção de Jerome Powell levou em consideração o recente interesse de instituições na criptomoeda.
Por isso, ele considera que as chances de o bitcoin ser “banido” estão diminuindo. Isso favorece a criptomoeda no longo prazo, devido à perda de confiança que as pessoas possam ter na atual moeda de reserva global e em sua capacidade de manter seu poder de compra.
Acho que o bitcoin é a ameaça para os formuladores de políticas em termos de para onde vai o capital quando a moeda / sistema financeiro do governo passa por fuga de capitais? Aka quando as pessoas perdem a confiança em sua moeda, para onde elas vão? Bitcoin tem propriedades com as quais o ouro não pode competir.
De acordo com o analista, o presidente do Fed tem mais duas aparições durante a semana. Portanto, ele espera que os anúncios subsequentes continuem a impactar o desempenho do mercado tradicional e o preço do bitcoin.
Refletindo sobre as perspectivas macro do bitcoin, Ben Lilly acredita que o mercado das altcoins ainda tem espaço para crescer. Citando dados da Glassnode, o analista determinou que a porcentagem do fornecimento de bitcoin ativo em um ano é de 56%.
Comparando a ação do preço atual com os mercados em alta anteriores, Ben Lily acredita que o BTC alcançará o pico quando esta métrica estiver entre 47% e 48%. Definindo outubro de 2021 como uma data potencial para o bitcoin atingir seu topo, o analista acrescentou:
Isso é aproximadamente onde eu acho que estamos atualmente se este ciclo fosse igual ao último ciclo de touro. O que significa que este ciclo tem mais espaço para empurrar mais alto.
O preço do Bitcoin ainda está oscilando, com um desempenho negativo de 2,83% nas últimas 24h. Embora nas últimas semanas os ganhos não tenham sido significativos, a criptomoeda foi resiliente e conseguiu manter os níveis de suporte principais acima de US $ 55.000.
Leia também: Os Estados Unidos Não Têm Pressa de Lançar um Dólar Digital, Disse Jerome Powell
Leia também: Goldman Sachs se Prepara Para Lançar a Sua Própria Criptomoeda
Leia também: O Ex-Primeiro-ministro Canadense vê o Bitcoin Como uma Moeda de Reserva Global no Futuro