O empresário alemão Jorg Molt foi preso por afirmar ser o criador do Bitcoin e ter fundado a Escola Satoshi. A informação foi divulgada ontem, 11 de julho, pelo portal de notícias alemão Bild.
De acordo com o Bild, Jorg Molt de 48 anos, foi pego no dia 1 de julho, pela polícia federal, no aeroporto de Frankfurt, quando tentava fugir para o México, após fraudar 2,14 milhões de dólares com o projecto “Bitcoin Pension”.
Além confiscar as evidências encontradas no apartamento de Molt em Karlsruhe, a polícia está a investigar o envolvimento de uma mulher de 54 anos, que foi encontrada com o suspeito momento da apreensão.
Projecto Bitcoin pension
O projecto Bitcoin Pension consistia em convencer investidores a comprar poder de processamento de mineração de Bitcoin em nuvem, e Molt encontrava-os através dos muitos seguidores nas redes sociais.
O projecto fou inserrado em 2020 quando muitos membros da comunidade acusaram-no de fraude. O plano de negócio apresentado carecia de um modelo viável que possibilitasse cumprir as promessas grandiosas que fez aos investidores.
Ainda segundo o relatório do Bild, 60% do valor arrecadado no projecto foi utilizado para comprar hardware de mineração de Bitcoin e construir uma instalação na Suécia.
Enquanto que 40% foi posto em uma conta segura, na qual o empresário disse que o dinheiro pode ser retirado a qualquer momento.
Falso Nakamoto
A primeira aparição de Jorg Molt ocorreu em 2019, durante o evento Worl Crypto Con, realizado em Las Vegas, onde o empresário afirmou ser Satoshi Nakamoto, facto que levou a uma discussão com o comentarista de Kenneth Bosak.
Após isso, o autoproclamado criador do Bitcoin Molt, afirmou ser amigo do famoso YouTuber Andreas Antonopoulos divulgando uma self em que os dois aparecem. Entretanto, o youtuber respondeu à Molt e disse não ser amigo dele.
Apparently, a German person called "Jorg Molt" has been showing a selfie taken with me and telling people that we are friends
— Andreas (aantonop Team) (@aantonop) November 3, 2019
This is a LIE. I don't know him at all.
I have heard from others that he claims to be the founder of Bitcoin and has thousands of BTC. A LIE. pic.twitter.com/Bh97AZfvS5
De seguida, surgiu um vídeo de ex-mulher de Molt, no qual dizia que o empresário nem sequer tinha um computador quando o Bitcoin surgiu.