A conta oficial do tweeter da Ucrânia pediu doações através de criptomoedas no sábado, poucos dias depois que a Rússia invadiu seu país. Eles escolheram Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Tether (USDT).
O vice-primeiro-ministro do país, Mykhailo Fedorov, confirmou que o pedido de doações era real e pediu às pessoas que “Ficassem com a Ucrânia”.
Yarema Duhk, que ajudou a configurar a conta oficial do Twitter da Ucrânia em 2016 e agora é estrategista de comunicações para funcionários do governo, disse acreditar que este tweet era dinheiro legítimo do orçamento de um exterminador. No entanto, ele não tem certeza no que exatamente será gasto – mas parece que eles têm alguns planos.
A invasão da Ucrânia pela Rússia provocou uma crise global. As tropas russas já entraram em Kiev, o que coloca o governo democraticamente eleito em risco e pode resultar em menos liberdade para seus cidadãos do que nunca.
Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, e alguns outros estavam inicialmente preocupados que este tweet pudesse ter sido de golpistas que invadiram suas contas. Eles receberam confirmação do vice-primeiro-ministro da Ucrânia, mas ainda incentivam cautela ao enviar doações em criptomoedas
O CEO da Chain.com, Deepak Thapliyal, doou 100ETH (aproximadamente US$ 278.000) para a causa.
Deepak Thapliyal disse no BuzzFeed News;
Quando percebi que o governo ucraniano havia solicitado doações na forma de criptografia, me senti compelido a fazer minha parte para ajudar. As doações de criptografia são sem fronteiras e quase instantâneas, então espero que o governo possa aproveito o mais rápido possível para ajudar as pessoas necessitadas.
Ucrânia Aceitando Doações de Criptomoedas Há Muito Tempo
Desde 2018, um grupo de voluntários aceita doações de criptografia para ajudar a Ucrânia. A Fundação Come Back Alive é uma dessas organizações que solicitou bitcoin para os esforços de ajuda humanitária na Europa Oriental durante tempos de guerra com a Rússia pelo território lá – que começaram na quinta-feira.
Um relatório recente da empresa de análise blockchain Elliptic revelou que US$ 11 milhões no valor doados usando criptomoedas desde que as invasões começaram esta semana.
A Ucrânia é um paraíso criptográfico. O país adotou criptomoedas e aprovou legislação para legalizá-las, tornando-se um dos poucos países onde você pode negociar legalmente Bitcoin ou outras moedas digitais sem medo de impostos. Com suas taxas de câmbio de baixo custo combinadas com uma abundância de engenheiros talentosos especializados em protocolos de segurança relacionados a essa tecnologia, os desenvolvimentos atuais do blockchain serão construídos aqui primeiro.
A Ucrânia afirma admitir que a guerra nas mídias sociais é real. Instituições de caridade e ONGs receberam doações de Bitcoin destinadas a combater as forças ucranianas em casa ou no exterior, com inimigos em cada esquina.
O mercado de criptografia também mergulhou enormemente na vanguarda desta guerra, e bilhões se foram da capitalização.
LEIA TAMBÉM
Nova Solução de Segurança Protege Bitcoin, e Outros Ativos Digitais Contra Roubo
Ocidente Anuncia Bloqueio da Rússia do Sistema SWIFT Por Ataques na Ucrânia