Elon Musk deve se juntar ao conselho de administração do Twitter, um movimento que potencialmente aumenta sua influência sobre a plataforma de rede social e que ocorre um dia após a divulgação de que ele se tornou o maior acionista individual da empresa.
O Twitter disse em um documento regulatório na Terça-feira que planeja nomear o CEO da Tesla e da SpaceX para seu conselho por um mandato que termina em 2024. Como parte do acordo, Musk concordou em não adquirir mais de 14,9% das ações da empresa enquanto ele permanece no conselho.
Na segunda-feira, o Twitter disse em um documento que Musk havia comprado 9,2% de suas ações. A notícia foi uma surpresa, depois que Musk twittou várias vezes nas últimas semanas criticando as políticas da empresa e ponderando se uma nova plataforma de rede social era necessária.
“Estou animado para compartilhar que estamos nomeando @elonmusk para nosso conselho!” O CEO do Twitter, Parag Agrawal, em um tweet na Terça-feira. “Através de conversas com Elon nas últimas semanas, ficou claro para nós que ele traria grande valor ao nosso Conselho.”
I’m excited to share that we’re appointing @elonmusk to our board! Through conversations with Elon in recent weeks, it became clear to us that he would bring great value to our Board.
— Parag Agrawal (@paraga) April 5, 2022
Agrawal observou que Musk é tanto um “crente apaixonado” quanto um “crítico intenso” da empresa, e que acredita que a presença de Musk na diretoria agregaria valor a longo prazo. Jack Dorsey, cofundador e ex-CEO do Twitter, também pareceu dar as boas-vindas à notícia, observando que Musk “se preocupa profundamente com o nosso mundo e o papel do Twitter nele”, e que Musk e Agrawal “serão uma equipe incrível”.
Musk twittou que “está ansioso para trabalhar com o conselho Parag e Twitter para fazer melhorias significativas no Twitter nos próximos meses!
Looking forward to working with Parag & Twitter board to make significant improvements to Twitter in coming months!
— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2022
Não está totalmente claro quais melhorias Musk tem em mente. Nas últimas semanas, Musk sugeriu no Twitter que a plataforma não permite liberdade de expressão suficiente e disse que deveria tornar seu algoritmo de código aberto. Na noite de Segunda-feira, ele também perguntou a seus seguidores se eles “querem um botão de edição”, um pedido de longa data, ainda que divisivo, de muitos usuários do Twitter.
Depois de subir mais de 27% na segunda-feira com a notícia da compra de ações de Musk, as ações do Twitter subiram mais 5% na manhã de terça-feira.
O Twitter se tornou uma parte importante da marca pessoal de Musk. Ele usou o site para se conectar com sua legião de fãs e opinar sobre tudo, desde o preço das ações da Tesla até os eventos atuais. Mas sua presença na plataforma também o colocou em apuros, inclusive quando tweets sobre potencialmente tornar a Tesla privada resultaram em um processo da Securities and Exchange Commission e um acordo exigindo que ele tivesse certos tweets sobre a empresa pré-revisados.
A presença de Musk no conselho pode ser um obstáculo para quaisquer planos que Agrawal, que é CEO do Twitter há menos de seis meses, tenha para a empresa. No entanto, o porta-voz do Twitter, Adrian Zamora, observou na Terça-feira que, mesmo quando estiver no conselho, Musk ainda estará sujeito às suas regras e diretrizes da comunidade, e ele não terá um papel direto na definição de suas políticas.
“O Twitter está comprometido com a imparcialidade no desenvolvimento e aplicação de suas políticas e regras”, disse Zamora em comunicado fornecido à CNN Business. “Nossas decisões de política não são determinadas pelo Conselho ou acionistas. Como sempre, nosso Conselho desempenha um importante papel de aconselhamento e feedback em todo o nosso serviço. Nossas operações e decisões diárias são tomadas pela administração e funcionários do Twitter.”
Apoio de fonte ao artigo: CNN Business
Leia também: Elon Musk é Agora o Maior Acionista do Twitter
Leia também: Elon Musk Insiste no Dogecoin Como Uma Moeda Melhor Que o Bitcoin
Leia também: Tesla Pondera Voltar Aceitar Pagamentos em Bitcoin