O governo nação latino-americana El Salvador criou um novo escritório designado “Escritório Nacional do Bitcoin” (ONBTC, na sigla inglesa), que funcionará como uma unidade administrativa especializada, com autonomia funcional e técnica dentro da Presidência da República de El Salvador.
Conforme um comunicado, o objectivo principal da criação deste escritório é a gestão de todos projectos locais relacionados à criptomoedas. A abertura do mesmo foi aprovada pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele, pelo Decreto nº 49. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de novembro.
Entre as diversas funções deste escritório constam a divulgação de informações para a média e qualquer pessoa interessada sobre Bitcoin, blockchain e criptomoedas em El Salvador; incentivar o país a participar de fóruns internacionais sobre criptomoedas, assim como ajudar os investidores da indústria cripto que desejam injectar capital naquele país.
Ainda segundo o comunicado, o presidente Bukele também nomeará um director do Escritório Nacional de Bitcoin para liderar e desempenhar as funções da instituição. ONBTC realizará reuniões para apresentar a tecnologia Bitcoin e blockchain ao país.