O presidente da Indonésia, Joko Widodo, recentemente instou as administrações regionais a começar a usar cartões de crédito emitidos por bancos locais e a parar gradualmente de usar sistemas de pagamento estrangeiros. Ele explicou que essa mudança é necessária para proteger a Indonésia de perturbações geopolíticas, citando o exemplo das sanções impostas ao setor financeiro da Rússia devido ao conflito na Ucrânia.
Afastar-se dos sistemas de pagamento ocidentais é necessário para proteger as transações financeiras de “possíveis repercussões geopolíticas”, descreveu Widodo, acrescentando:
Tenha muito cuidado. Devemos lembrar as sanções impostas pelos EUA à Rússia.
O presidente indonésio alertou que as sanções impostas à Rússia expuseram a vulnerabilidade dos países que dependem de sistemas de pagamento estrangeiros. Ele enfatizou a necessidade de a Indonésia se preparar para a possibilidade de enfrentar sanções semelhantes no futuro. O presidente afirmou que o uso de sistemas de pagamento locais ajudaria a proteger a economia da Indonésia de choques externos, além de apoiar a economia doméstica ao promover bancos e empresas locais.
LEIA TAMBÉM
Mercado de NFT Atingiu 4,7 Mil Milhões de Dólares no Primeiro Trimestre