Apesar de uma apreciação inicial no início da semana, o kwanza angolano viu um declínio quase dramático de 10% nos últimos cinco dias e uma alarmante desvalorização de 50% em apenas um mês contra a Libra Esterlina do Reino Unido. No final da noite de ontem, o kwanza chegou a ser negociado a uma taxa de 1 Libra por 1000 kwanzas (GBP/ AOA).
Além disso, a moeda angolana também está sofrendo frente ao dólar americano e ao euro, sendo negociada a 785 AOA por dólar e 852 AOA por euro. Na segunda-feira, 19 de junho, 1 dólar estava avaliado em 711 AOA e 1 euro em 774 AOA, refletindo a contínua tendência de desvalorização do kwanza frente a essas moedas principais.
Banco da Inglaterra Aumentou as Taxas de Juro
Esta semana, o Banco da Inglaterra tomou medidas para combater a inflação em seu próprio país, elevando as taxas de juros em 0,5%. A taxa oficial agora está em 5%. Essa medida tem implicações significativas para as economias emergentes, como Angola, pois a desvalorização da moeda torna mais caro o pagamento das dívidas em moeda estrangeira.
Esse cenário pode ser especialmente problemático para Angola, dado que o petróleo representa 90% das exportações do país. Qualquer instabilidade nas taxas de câmbio pode ter um impacto substancial sobre a economia angolana, já altamente dependente de uma única commodity para sua renda de exportação.
Kwanza Angolano em Grande Queda nos Últimos Meses
Ao longo dos últimos meses, o kwanza tem enfrentado uma trajetória de queda constante. Essa desvalorização põe em evidência a necessidade de diversificação na economia angolana, para evitar a exposição excessiva a flutuações no mercado do petróleo e a movimentos cambiais adversos.
Neste contexto, na última sexta-feira, 16, Manuel António Tiago Dias foi nomeado como o novo Governador do Banco Nacional de Angola pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço. Espera-se que Dias, com sua vasta experiência e conhecimento, possa guiar a economia angolana através desses tempos turbulentos.
Em suma, a queda do kwanza contra a Libra, o dólar e o euro é motivo de preocupação para Angola, mas também pode servir como um ponto de reflexão para uma economia altamente dependente de petróleo. Com uma nova liderança no Banco Nacional de Angola e a necessidade iminente de reformas económicas, os olhos do mundo estarão voltados para Angola para ver como o país irá navegar por essas águas turbulentas.
Leia também: Kwanza Angolano Começa a Semana Valorizado Face ao Dólar e Euro
Leia também: Kwanza Angolano é a Moeda Com Pior Desempenho de África em 2023