O banco central da Rússia aumentou sua taxa de juros-base em 350 pontos-base para 12% nesta terça-feira, uma medida de emergência para tentar conter a recente queda do rublo após um chamado público do Kremlin para uma política monetária mais rígida.
A reunião extraordinária de taxas ocorreu depois que o rublo despencou abaixo do patamar de 100 em relação ao dólar na segunda-feira, arrastado pelo impacto das sanções ocidentais sobre o saldo comercial da Rússia e pelo aumento dos gastos militares.
Rússia Pede Políticas Monetárias Mais Rígidas Para o Rublo
O rublo reduziu os ganhos após a decisão, ficando 0,5% mais fraco em relação ao dólar em 98,16, mas ainda significativamente acima das mínimas próximas a 102 na segunda-feira, que não eram atingidas desde as primeiras semanas após a Rússia invadir a Ucrânia.
O assessor económico do presidente Vladimir Putin, Maxim Oreshkin, repreendeu o banco central na segunda-feira, culpando o que ele chamou de sua política monetária frouxa pelo enfraquecimento do rublo.
Horas depois das palavras de Oreshkin, o banco anunciou a reunião de emergência, com objetivo de recuperar a moeda.
“A pressão inflacionária está se acumulando”, disse o banco em um comunicado na terça-feira.
“A transmissão da depreciação do rublo para os preços está ganhando impulso e as expectativas de inflação estão aumentando.”
Aumenta da Taxa de Juros do Rublo Vai Ajudar Rússia Com a Pressão da Inflação
O Banco Central da Rússia fez seu último aumento de taxa de emergência no final de fevereiro de 2022, com um aumento para 20% no calor da hora após a Rússia enviar tropas para a Ucrânia. O banco então reduziu gradualmente o custo de empréstimo para 7,5% à medida que a pressão inflacionária forte diminuía na segunda metade de 2022.
Desde o último corte em setembro de 2022, o banco manteve as taxas baixas, eventualmente aumentando em 100 pontos-base para 8,5% em sua última reunião agendada em julho. A próxima decisão de taxa está marcada para 15 de setembro.
Adquira o Nosso Curso de Criptomoedas “Bitcoin 101”
Leia também: O que é Franco CFA? – A Moeda Imperialista da França Usada Pelo Níger, Mali e Guiné-Bissau
Leia também: BRICS Desenvolve Novo Sistema de Pagamento Para Acabar Com a Dependência do Dólar Americano