O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, respondeu aos senadores dos EUA, que alegaram que o Yuan Digital poderá ser utilizado para rastrear os dados dos atletas durante os Jogos Olímpicos e, pediu-lhes que paressem de criar problemas com a moeda.
Zhao Lijian para além de pedir que não interferissem no progresso da CBDC chinesa, afirmou que os senadores estadunidenses não sabem o que de facto é a moeda digital.
O representante chinês foi mais longe aconselhando-os a seguirem apenas o estipulado para os jogos olímpicos e pararem com a tentativa de transformar a competição numa questão política.
Sugerimos que eles descubram o que realmente é uma moeda digital. Os políticos dos Estados Unidos devem seguir o espírito estipulado na Carta Olímpica, parar de fazer do esporte uma questão política e parar de criar problemas com a moeda digital da China.
Recentemente, o governo da China concedeu a autorização para os atletas e visitantes estrangeiros poderem fazer uso da moeda digital de banco central do país durante as olimpíadas.
Porém, esta decisão desencadeou a reação dos políticos estadunidenses que advertiram o comité de jogos olímpicos a proibir os atletas de utilizarem o Yuan durante os jogos por desconfiavam da falta de segurança pessoal.
Os atletas devem estar cientes de que o yuan digital pode ser usado para vigiar os cidadãos chineses e aqueles que visitam a China em uma escala sem precedentes, com a esperança de que eles mantenham carteiras de yuan digitais em seus smartphones e continuem a usá-lo após o retorno.
Argumentaram os representantes dos EUA
No entanto, para contrapor esta afirmação, o banco central da China disse que os “visitantes estrangeiros terão acesso à moeda digital sem a necessidade de abrir uma conta bancária local.”
LEIA TAMBÉM
Senadores dos EUA Proíbem Uso da CBDC Chinesa, o Yuan Digital, nas Olimpíadas de Pequim
Yuan digital da China Disponível Para os Jogos Olímpicos de Inverno
Salvadorenhos Manifestam Contra o Projecto de Lei do Bitcoin